A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), passou a oferecer, de forma permanente, a vacinação antirrábica para cães e gatos em 10 pontos fixos da capital. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Centro de Zoonoses, na UPAVet, na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Goiás (UFG) e nos Distritos Sanitários Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudoeste, Noroeste e Campinas-Centro.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, a medida visa facilitar o acesso da população e aumentar a cobertura vacinal contra a doença. “A raiva é 100% letal para os animais e também representa uma grave ameaça à saúde humana. Não podemos correr o risco da reintrodução do vírus na cidade”, afirmou.
A raiva é causada pelo Lyssavirus, da família Rhabdoviridae, que atinge animais silvestres e domésticos e pode ser transmitida ao ser humano por meio de mordeduras, arranhaduras ou lambidas.
Segundo a SMS, a cobertura vacinal em Goiânia é de 51%, enquanto o Ministério da Saúde recomenda o índice mínimo de 80%. A estimativa é de que a capital tenha cerca de 215 mil cães e 35 mil gatos.
O superintendente de Vigilância em Saúde, Flávio Toledo, reforça a importância da iniciativa. “Quem não conseguiu vacinar seu animal durante a campanha tem agora novas oportunidades para protegê-lo. O controle da raiva depende essencialmente da adesão da população à vacina, que é a principal ferramenta contra a doença”, destacou.
LOCAIS DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM GOIÂNIA