Tempo de viagem no Corredor Jamel Cecílio cai 50% após intervenções

Estudo mostra que percurso, que antes levava cerca de 25 minutos, agora é feito em média de 12 a 13 minutos após mudanças viárias

A Prefeitura de Goiânia divulgou nesta quinta-feira (4) os primeiros resultados das intervenções realizadas no Corredor Jamel Cecílio/136, que conecta a BR-153 à Avenida 85. Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o tempo de viagem no trecho foi reduzido em quase 50%. Motoristas que antes gastavam cerca de 25 minutos para percorrer todo o trajeto agora completam o percurso em média de 12 a 13 minutos.

A redução é atribuída a um conjunto de ações, como a implantação de cruzamentos semaforizados, criação de sentido único em trechos das ruas 121, 52 e 65, proibição de estacionamento, fechamento de canteiros centrais para eliminar conversões à esquerda, além de alargamento de pista, construção de terceira faixa e mudanças na geometria de cruzamentos estratégicos. O sistema de Onda Verde também foi implantado para dar mais fluidez ao tráfego.

De acordo com estudo da plataforma Waze for Cities, validado com viagens reais monitoradas por GPS, a velocidade média no pico da manhã, no sentido Centro, passou de 15,2 km/h para 21,8 km/h, um aumento de 43%.

As medidas integram o Plano Nova Mobilidade, que prevê a implantação de 36 corredores viários em Goiânia, com foco na integração entre fiscalização, engenharia e educação no trânsito.

 

Divulgação/SET