A Mostra GiroDança, um dos principais eventos de dança contemporânea de Goiás, iniciou nesta terça-feira (26) a sua 8ª edição, no Teatro Goiânia. A programação segue até sexta-feira (29) e reúne companhias de diferentes estados, além de grupos locais.
Com o tema “brasilidades”, a edição celebra a diversidade cultural do país e valoriza a produção artística goiana. O evento é gratuito e conta com intérpretes de Libras, espaços adaptados para pessoas com deficiência e assentos reservados para idosos. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla.
A Mostra GiroDança é realizada em duas fases: a primeira, em agosto, com espetáculos profissionais e apresentações da Mostra Escola; e a segunda, prevista para janeiro de 2026. A iniciativa é apoiada pelo Governo de Goiás, por meio do Programa Goyazes, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura.
Entre as atrações estão o grupo Contemporânea Ensemble (BA), Cia de Teatro Alberto Maranhão (RN), Cia de Danças de Diadema (SP) e as companhias goianas Giro8 Cia de Dança e Nômades Grupo de Dança. A Mostra Escola reúne cerca de 45 coreografias de escolas públicas e particulares, academias e grupos independentes selecionados por chamada pública.
PROGRAMAÇÃO
- Terça-feira (26/8): 19h30 – Grupo Contemporânea Ensemble (“A Arte de Isadora Duncan”); 20h30 – Giro8 Cia de Dança (“Começaria Tudo Outra Vez”).
- Quarta-feira (27/8): 19h30 – Giro8 Cia de Dança (“Sr. Will”); 20h30 – Cia de Teatro Alberto Maranhão (RN) (“Gonzagando”); 21h15 – Mostra Escola.
- Quinta-feira (28/8): 19h30 – Nômades Grupo de Dança (“Trama”); 20h45 – Mostra Escola.
- Sexta-feira (29/8): 19h30 – Cia de Danças de Diadema (SP) (“Eu por detrás de mim”); 20h45 – Mostra Escola.
Divulgação