Durante muitos anos, a falta de água foi um problema recorrente em Caldas Novas, especialmente em períodos de férias e feriados prolongados, quando o número de visitantes chegava a mais que dobrar. A rede de abastecimento não suportava a demanda, deixando bairros inteiros sem fornecimento por horas ou até dias.
Essa situação começou a mudar após obras de expansão do sistema de abastecimento, realizadas nos últimos anos. Embora a dificuldade ainda não esteja totalmente resolvida, a modernização da infraestrutura aumentou a capacidade de distribuição e reduziu de forma significativa as interrupções. Atualmente, a falta de água deixou de ser um problema cotidiano e ocorre de forma esporádica.
"Aqui é raro faltar e eles sempre avisam um dia antes, mas de noite já volta. É bem tranquilo", disse Anne Souza, moradora do setor Santa Clara.
O OBJETIVO
O objetivo da atual administração é eliminar totalmente o risco de desabastecimento, mesmo em períodos de alta temporada. "Este ano, faltou água apenas uma ou duas vezes no meu bairro e apenas um curto período do dia, durante o mês de férias. Antes era direto essa falta de água", relatou o morador do Parque Jardim Brasil.
No dia 5 de julho de 2024, foi inaugurada uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no setor Solar Caldas, com recursos da Caixa Econômica (Finisa) e investimento de R$ 30 milhões. A obra incluiu adutora, reservatórios e uma estação moderna e automatizada, que dobrou a capacidade de produção e tratamento. Pelo menos 2,5 mil famílias deixaram de depender do atendimento de caminhões-pipa.
Divulgação