Goiás inicia obras para receber MotoGP

Goiás inicia obras para receber MotoGP
Intervenções estruturais já estão em andamento e seguem padrões internacionais

423918-entry-0_0-1743451960.jpg

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna se prepara em ritmo acelerado para receber o maior evento de motovelocidade do mundo. O MotoGP tem previsão para desembarcar em Goiás no mês de março de 2026, para uma etapa do campeonato que vai trazer novamente os melhores pilotos do planeta, 37 anos após a última corrida da categoria em solo goiano, disputada no ano de 1989.

As intervenções estruturais tiveram início após a assinatura do contrato entre o Governo de Goiás e a Dorna Sports, empresa que detém os direitos do MotoGP, em dezembro de 2024. Os trabalhos na pista começaram no último dia 26 de março, com foco na segurança dos pilotos e na adequação do circuito aos padrões internacionais. As obras nas áreas dos boxes, camarotes, torre de controle, centro médico e prédio administrativo já estavam em andamento desde janeiro.

SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA

Com prioridade em proporcionar segurança máxima aos pilotos, as obras na pista começaram com intervenções nas áreas de escape do circuito, incluindo muretas de contenção, guardrails e barreiras de pneus. Com previsão para o início deste mês, a camada asfáltica do circuito será totalmente trocada. Especificamente as intervenções na parte interna do circuito são de responsabilidade da promotora do evento, a Brasil MotorSports.

A reta principal do circuito terá um alargamento de cerca de um metro, e as áreas de escape também terão mais espaço. Além disso, as caixas de brita, construídas pelo Governo de Goiás em 2020, serão ampliadas. Todas as intervenções acompanham as regras internacionais da modalidade.

O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rudson Guerra, avalia positivamente a execução do cronograma de obras e melhorias previstas para o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. “O governador Ronaldo Caiado determinou prioridade para as obras no autódromo e temos seguido isso à risca. Estamos com as intervenções dentro dos prazos previstos no planejamento. Entregaremos todas as melhorias dentro do que foi estabelecido junto à Dorna Sports e a Federação Internacional de Motociclismo”, destaca Guerra.

LEGADO

423918-entry-0_1-1743451960.jpg

O contrato prevê a realização de uma etapa da categoria no Autódromo de Goiânia para os próximos cinco anos, de 2026 a 2030.  O secretário comemora os impactos positivos que o evento vai trazer para os goianos.

“A vinda do MotoGP para Goiás vai trazer benefícios que vão muito além do aspecto esportivo e de entretenimento. O Governo de Goiás tem uma estimativa, pelo estudo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB), de retorno financeiro de quase R$ 1 bilhão para o Estado, com aproximadamente 100 mil visitantes. Muitas áreas da economia serão aquecidas, direta e indiretamente, sem falar no legado que um evento deste porte traz consigo, em termos de estrutura e visibilidade. É um legado que o governador Ronaldo Caiado deixa para Goiás”, analisa Rudson Guerra.