Orquestra Sinfônica Jovem abre a temporada de concertos 2025 com “Uma Noite na Ópera”

Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás é reconhecida como um dos principais polos de formação de jovens músicos do Centro-Oeste

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (OSJG) inicia sua temporada de concertos em 2025 nesta sexta-feira (21), às 20h, no Teatro Escola Basileu França, em Goiânia. Sob a regência do maestro titular e diretor artístico Eliel Ferreira, a apresentação terá como tema “Uma Noite na Ópera” e contará com a participação especial da oboísta mineira Laila Rodrigues, vencedora do Concurso Nacional Basileu França para Jovens Solistas em 2023.

O repertório da noite foi cuidadosamente selecionado para demonstrar a influência da ópera na formação musical da orquestra. Entre as obras apresentadas estarão trechos de clássicos como “La Favorita”, de Gaetano Donizetti; “La Traviata”, de Giuseppe Verdi; “Príncipe Igor”, de Alexander Borodin; e “Cavalleria Leggera”, de Franz von Suppé. A entrada será gratuita e por ordem de chegada.

DESTAQUE

Solista da noite, Laila Rodrigues iniciou sua carreira na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), onde concluiu o bacharelado em oboé em 2019. No mesmo ano, foi uma das vencedoras do concurso Jovem Músico do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Laila já recebeu diversos prêmios, incluindo o reconhecido Academia Jovem Concertante, em 2022 e 2023, destacando-se como uma das principais promessas da música clássica brasileira.

HISTÓRIA

Fundada em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás faz parte da Escola do Futuro em Artes Basileu França e é reconhecida como um dos principais polos de formação de jovens músicos do Centro-Oeste. Mantida pelo Governo de Goiás e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT/UFG), a OSJG tem um papel fundamental no desenvolvimento e promoção da música erudita na região.