Governo de Goiás e Prefeituras de Goiânia e Aparecida se unem em mutirão contra a dengue

As atividades do mutirão seguem durante toda a semana

O Governo de Goiás, em parceria com as Prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia, deu início nesta sexta-feira (24) a um mutirão de combate à dengue nas duas maiores cidades do estado. A cerimônia de abertura foi realizada às 7h no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Parque Flamboyant, na divisa entre os municípios, com a presença do governador Ronaldo Caiado, do prefeito Sandro Mabel, da capital, e do prefeito Leandro Vilela, de Aparecida.

As atividades do mutirão seguem durante toda a semana. Equipes de agentes comunitários de saúde realizarão visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Simultaneamente, ações de limpeza urbana, como a remoção de entulhos e a limpeza de bueiros, serão realizadas nas áreas com maior incidência da doença.

AÇÕES PROGRAMADAS

Neste sábado (25), a Prefeitura de Goiânia oferecerá uma série de serviços para a população. Estarão disponíveis vacinação de rotina e contra influenza, testagem para Covid-19 e ISTs, aferição de pressão arterial, consultas médicas, cadastramento no CadÚnico, distribuição de kits de saúde bucal, além de oportunidades de emprego e inscrições para cursos de qualificação.

Em Aparecida, além de ações de combate à dengue, a prefeitura está realizando o recapeamento asfáltico em bairros como Jardim dos Buritis, Santa Luzia e Parque Trindade. Hoje, a Secretaria de Assistência Social promove um mutirão de atualização do CadÚnico, das 8h às 17h, permitindo que famílias em situação de vulnerabilidade acessem programas sociais, como Bolsa Família e tarifa social de energia elétrica.

CENÁRIO EPIDEMIOLÓGICO

Desde o início do ano, Goiás registrou 2.096 casos de dengue, com 16 municípios apresentando alta incidência. O estado está em alerta devido à circulação do sorotipo 3 da doença, ao qual grande parte da população ainda não está imunizada. 

O mutirão busca reduzir o número de casos e conscientizar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito.