Agencia Gov
O Programa Academia e Futebol, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), lançou em 2024 mais dois cursos voltados para o futebol feminino: Gestão e Captação de Recursos para Projetos de Futebol Feminino, e Mulheres em Cargos de Liderança no Futebol. Eles se somaram aos oito módulos já existentes.
Ao todo, são 10 cursos gratuitos e totalmente on-line, com certificado de 40 horas, e dão direito a um livro em ebook para os participantes. O material fica disponível por 12 meses, em ciclos de inscrições que permitem a aplicação de interessados em até 3 cursos de forma simultânea.
“Na parceria com o IFCE, o Programa Academia e Futebol desenvolveu e vem ofertando para todo o Brasil cursos de formação inicial e continuada na modalidade a distância, em diversas dimensões do futebol e suas derivações. Apenas este ano já são mais 6 mil profissionais e estudantes de todos os estados do país, demonstrando sua importância e efetividade enquanto política pública de desenvolvimento do esporte”, destacou o secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte, Athirson Mazolli.
Em parceria com o Sesi-SP, foram atendidas cerca de 2,5 mil meninas e mulheres por meio de um acordo de cooperação.
Promovido pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT), do Ministério do Esporte, o Programa Academia e Futebol tem como objetivos o apoio à produção e à difusão de conhecimentos, bem como a oferta de formação na área do futebol e modalidades derivadas, como futsal, beach soccer e outras.
Em parceria com a SNFDT, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), instituição educacional pública, federal e centenária, desenvolveu e oferta para todo o Brasil dez cursos de curta duração, na modalidade a distância, totalmente gratuitos, focados na técnica, na gestão e no direito do futebol e derivações.
Os cursos foram elaborados por especialistas de cada área, nomes de destaque acadêmico e profissional no país.
Uma parceria entre o Ministério do Esporte e o One Knoxville Sporting Club, um time de futebol localizado na cidade de Knoxville, no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, está em negociação para oferecer aos estudantes brasileiros uma oportunidade de educação conciliar e esporte por meio de um programa de intercâmbio esportivo.
A proposta tem como público-alvo estudantes brasileiros do ensino médio, que poderão concluir seus estudos em Knoxville enquanto integram as categorias de base do One Knoxville SC.
No âmbito do programa, os jovens receberão bolsas de estudo em instituições de ensino de Knoxville, participando ativamente das equipes esportivas escolares. Essa experiência garantirá uma imersão completa na cultura esportiva e educacional americana.
Um dos maiores desafios do esporte no Brasil é garantir que todos tenham acesso a ele, independentemente de sua origem, identidade ou condição social. Além do futebol feminino, o ministério tem-se dedicado a projetos que promovem a inclusão no esporte, como a Taça dos Povos Indígenas Centro-Oeste, que integra diversas etnias em um evento de futebol, e a Copa Nacional Quilombola de Futebol, que valoriza as culturas das comunidades quilombolas e fortalece sua identidade por meio do esporte Para que a gente alcance esta inclusão na prática, estamos investindo também em infraestrutura esportiva.
Em um país com as dimensões do Brasil, é fundamental que existam equipamentos e espaços adequados para a prática esportiva em todas as regiões. O MEsp tem trabalhado acirradamente para ampliar o acesso à prática esportiva e também ao futebol, especialmente em áreas de vulnerabilidade social.