Política
Alego Ativa em Alto Paraíso é cancelado em função da internação de Iso Moreira
Remarcada para o próximo sábado, 19, no município de Alto Paraíso, a 13ª edição do programa itinerante Alego Ativa foi novamente cancelada. Desta vez, a razão se deu pelo fato de o deputado Iso Moreira (DEM) estar internado em tratamento por complicações da Covid-19. Liderança política no Nordeste goiano, o parlamentar, de 74 anos de idade, encontra-se intubado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio Libanês, em Brasília.
De acordo com o assessor da Diretoria de Assuntos Institucionais e idealizador do projeto, Simeyzon Silveira, a decisão foi tomada em conjunto. Em respeito à representatividade de Iso Moreira na região, onde seria realizado o evento, a organização do Alego Ativa, juntamente com o presidente do Parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB), o prefeito do município, Marcus Adilson Rinco, e a equipe de Iso Moreira, optaram pelo cancelamento.
“Em reconhecimento à importância de Iso na região, estamos suspendendo as ações e jogando para um momento em que ele possa estar, com toda a sua equipe”, disse Simeyzon. “Entendemos que o momento não é oportuno para realizarmos uma atividade como esta. Vamos aguardar a questão de saúde dele se regularizar, para remarcarmos uma nova data”, salientou o dirigente.
Presidente da Alego, o deputado Lissauer Vieira destacou que o programa, de caráter social, aproxima a sociedade do Poder Público. Por este motivo, levando em consideração o carinho que a população da região alimenta por Iso Moreira, a presença do legislador é considerada fundamental. “Além de ir ao encontro das principais necessidades da população, sobretudo, de quem mais precisa, o Alego Ativa também tem aproximado os parlamentares com a realidade de cada município e cidadão”, frisou Lissauer.
“E o deputado Iso Moreira é uma das principais vozes do Nordeste goiano no Poder Legislativo, representando muito bem toda aquela região. Por isso, respeitando o seu quadro de saúde, nós optamos por cancelar o programa em Alto Paraíso e, assim que ele estiver recuperado e em condições de estar conosco neste grande projeto, faremos novamente. Estamos na torcida e em oração pela sua pronta recuperação e com a certeza de que, em breve, estaremos juntos, novamente, trabalhando e levando os benefícios necessários para toda a comunidade”, enfatizou o presidente.
Em janeiro, a 13ª edição do Alego Ativa e primeira de 2022, que até então seria realizada em Novo Gama, foi cancelada devido ao aumento no número de contaminações pela variante Ômicron da Covid-19 em Goiás. Em março de 2020, o programa também foi suspenso em razão da pandemia. Após um ano e meio de interrupção, as atividades do projeto foram retomadas em setembro, na cidade de Goianira.
Desde então, o evento é realizado com os devidos protocolos de biosegurança para evitar a disseminação do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e álcool em gel. “Vale destacar que, com todos os cuidados e as orientações necessárias à população, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos em todas as edições realizadas após a retomada do Alego Ativa”, frisou Lissauer.
Outras duas edições do Alego Ativa estão previstas para o mês de março, de acordo com a Diretoria de Assuntos Institucionais da Casa de Leis. Devem receber o evento, os municípios de Novo Gama, no dia 12, e Goianésia, no dia 26.
Atualização
De acordo com informações repassadas à Agência Assembleia de Notícias, Iso Moreira segue internado, em estado grave, porém estável. “O estado dele continua grave, mas estável. Ele segue intubado. Não houve piora, nem melhora. Ele segue tomando medicação. É um dia de cada vez, um dia após o outro, não tem como prever como vai ser a evolução, se vão ser 6 dias, 10 dias ou 14, só o organismo dele com as medicações é que vai poder dizer”, afirmou a esposa do político e prefeita de Simolândia, Ildete Gomes.
Segundo Ildete, Iso tomou três doses da vacina contra a covid-19, sendo que a terceira, “há quatro ou cinco meses”. A esposa do parlamentar esclareceu, também, que ele não possui nenhuma comorbidade. “Iso não tem comorbidades, não tem colesterol alto, nem diabetes, nem pressão alta, nem doença autoimune, nunca teve nenhum problema respiratório ou pulmonar, tem uma saúde impecável”, destacou. O deputado deu entrada na unidade hospitalar no último dia 7 e foi submetido à intubação no dia 8.
O programa
Instituído na 19ª Legislatura, o Alego Ativa é um programa itinerante do Parlamento goiano que tem como objetivo aproximar cada vez mais a Assembleia Legislativa da sociedade. Com 12 edições realizadas até o momento, a iniciativa já contabilizou mais de 50 mil atendimentos nas áreas de saúde, jurídica, social e capacitação profissional, realizados com o apoio de instituições públicas e privadas. Atualmente, o programa conta com 39 entidades parceiras e 69 frentes de serviços.
Os benefícios, oferecidos de forma gratuita e simplificada, incluem a emissão de documentos, atendimento odontológico, oftalmológico, teste de glicemia, aferimento de pressão, homeopatia contra a dengue, exames diagnósticos, corte de cabelo masculino e feminino. São realizadas, ainda, no evento, apresentações culturais, recreação para as crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado (visando a preservação do meio ambiente), consulta ao SPC, negociação de débitos e atendimentos especializados do Vapt Vupt.
-
Geral7 dias atrás
Especiarias: aliadas da saúde ou mitos?
-
Nacional7 dias atrás
Brasil é segundo país a entregar meta de emissões na COP29
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5899
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar