Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Alego Ativa celebra 10 mil atendimentos na edição de Novo Gama

Publicado

em

A 14ª edição do programa itinerante Alego Ativa, realizada em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, no dia 9 de abril, foi recorde de atendimentos à população. De acordo com balanço divulgado pela Diretoria de Assuntos Institucionais da Assembleia Legislativa, foram contabilizados 10.089 atendimentos, nas áreas jurídica, com emissão e regularização de documentos; de saúde, com atendimentos médicos em diversas especialidades; de capacitação, com a oferta de cursos profissionalizantes, dentre outras. Os serviços também contemplaram outros 22 municípios da região.

De acordo com o diretor do departamento executor do programa, Gustavo Sintra, o resultado obtido foi possível devido à disponibilização de 103 frentes de serviços ofertadas para a comunidade. Os atendimentos foram viabilizados por meio da parceria de 48 entidades públicas e privadas. A perspectiva, segundo o diretor, é manter o padrão de excelência para as próximas edições.

Idealizador e coordenador do projeto, ex-deputado e diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Goiás (Fecomércio-GO), Simeyzon Silveira, afirmou que, melhor do que a quantidade de atendimentos realizados no programa, é ver que as demandas da população goiana são, de fato, atendidas durante os eventos.

“O nosso objetivo não é bater recorde, mas fazer um atendimento direcionado àquilo que a população e os municípios precisam. Os números são consequência do evento, da organização, dos parceiros. É lógico que a gente fica feliz com a quantidade de pessoas atendidas, mas esse não é o intuito. É importante alcançar grandes números, porém, mais importante ainda, é atingir o objetivo”, pontuou.

O Alego Ativa é uma iniciativa desta 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), e que surgiu na perspectiva de fazer a aproximação do Legislativo com os municípios e, principalmente, com as pessoas. “É isso que faz do Alego Ativa um programa muito efetivo na forma de aproximar com os municípios e muito humano também. Porque as pessoas conseguem ver o Parlamento goiano trabalhando e, ao mesmo tempo, elas estão recebendo algum tipo de atendimento de uma necessidade imediata”, frisou Simeyzon.

Representação

Representante da região na Assembleia, a deputada Lêda Borges (PSDB) comemorou, na data de sua realização, a edição do Alego Ativa em Novo Gama. A iniciativa se deu em atendimento à solicitação da parlamentar, que se disse feliz por ver a estrutura do programa atendendo a comunidade. 

Ao receber o resultado do balanço de atendimentos, reforçou o seu contentamento por tal magnitude. “Tenho muita satisfação e felicidade em ver os resultados do programa Alego Ativa na cidade de Novo Gama. Primeiro, porque é um município que represento no Parlamento e sei das demandas daquela população, tanto que solicitei, ainda em 2019, a realização da ação naquela localidade. Segundo, porque o Alego Ativa é um programa fundamental, que leva muitos benefícios ao povo, além de aproximar a comunidade do Legislativo”, relatou a deputada. 

“A ação foi um verdadeiro sucesso. O objetivo do programa com certeza foi cumprido. Foi lindo ver tantas pessoas tendo suas demandas atendidas de forma imediata e completamente gratuita. Nossos agradecimentos ao presidente Lissauer Vieira, que permitiu a realização do evento, assim como a todos os colaboradores, que atuaram incansavelmente para entregar serviços de qualidade à população. Que tenhamos essa ação mais vezes nos municípios do Entorno”, celebrou Lêda Borges.

A edição foi realizada na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride), que conta, atualmente, com 33 municípios, além do próprio DF. Com quase 5 milhões de habitantes, é considerada a quarta área metropolitana mais populosa do Brasil. Com 120 mil habitantes, Novo Gama concentra mais de 2% do contingente populacional citado.

Também liderança na região, o deputado Wilde Cambão (PSD) compartilha o mesmo sentimento, de gratidão, pelos serviços entregues à comunidade: “Agradeço ao presidente Lissauer Vieira por levar o Alego Ativa aos municípios do Entorno e fico muito feliz e motivado em buscar parcerias que atendam a região de forma contínua. Isso fortalece o nosso mandato e o nosso zelo em levar soluções efetivas para a população, com serviços importantes que melhorem tanto a saúde, quanto a qualificação e a formação da comunidade, de modo a fomentar a geração de empregos na região do Entorno Sul”. 

O parlamentar destacou o empenho da Prefeitura Municipal para o resultado de êxito. “A região do Entorno tem uma demanda grande de serviços de atendimento à população em diversas áreas. Mas, eu destaco que o sucesso do programa em Novo Gama foi resultado, em grande parte, do envolvimento do Prefeito Carlinhos do Mangão (PL), dos secretários municipais, dos servidores e dos vereadores, na promoção do evento e participando efetivamente”, disse.

“A cidade se envolveu como um todo, portanto, o êxito abrange toda essa parceria empreendida pela Alego em conjunto com o Poder Executivo municipal. Esse grande número de atendimentos mostra que o programa Alego Ativa, de fato, aproxima e promove uma integração importante entre o Legislativo, a Prefeitura, a Câmara Municipal e a comunidade do município”, acrescentou Wilde Cambão.

Ação municipalista

Durante o evento, o prefeito de Novo Gama, Carlinhos do Mangão, salientou que a realização da 14ª edição do Alego Ativa levou ânimo aos cidadãos que estavam desacreditados da política. “A gente viu a alegria no rosto das pessoas, porque sentem que têm gestores e parceiros comprometidos. Gostaria de parabenizar a Assembleia, pelo empenho de cada um, e agradecer ao presidente Lissauer por ter olhado para a gente. A realização do Alego Ativa, aqui, mostra que nossa cidade está no rumo certo, o das parcerias que vão nos ajudar a nos desenvolver cada vez mais”, relatou o prefeito.

As edições do Alego Ativa contam, também, com a realização de audiências públicas para registrar demandas apresentadas pelos moradores da cidade e lideranças políticas locais e regionais. Em Novo Gama, o deputado Wilde Cambão ficou responsável por dar encaminhamento às solicitações. 

O parlamentar destacou especificidades a serem levadas para discussão na Alego e com o Executivo estadual, como a criação de uma subdelegacia no município de Cidade Ocidental, além da busca pela melhoria de infraestruturas, especialmente nas áreas da saúde e dos transportes, e a geração de emprego e renda para os municípios do Entorno de Brasília. “O que puder ser resolvido via Assembleia, nós vamos apresentar em projetos de lei. As demais demandas iremos tratar junto ao Governo do Estado, tentando encontrar soluções a curto, médio e longo prazo”, frisou o parlamentar. 

Atendimentos

A Escola do Legislativo realizou, na 14ª edição, 13 cursos de capacitação e reuniu mais de 500 participantes. Outros dez cursos de qualificação foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Retomada (SER). Mais de 500 nomes ficaram aguardando a oportunidade de participação, em lista de espera. Entre as modalidades ofertadas, foram incluídas aulas de primeiros socorros, maquiagem, corte e costura, massagem, confeitaria e várias outras.   

Os atendimentos prestados pela Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), já tradição na programação do Alego Ativa, concentram a maior parte das demandas das comunidades atendidas. A programação do evento também contou com plantio de árvores do Cerrado e distribuição de mudas de espécies nativas desse bioma, com o objetivo de preservar o meio ambiente. Além disso, houve apresentações musicais, exercícios para terceira idade, corte de cabelo, cavalgada, vaquejada, dentre outras atividades. 

Diversos atendimentos na área da saúde também foram realizados, incluindo ultrassonografias de gestantes e tratamentos dentários. Uma novidade na edição foi o lançamento do piloto do projeto para gestantes, intitulado “O Parto Delas”. A iniciativa, realizada em parceria com a União de Vereadores do Brasil, subseção Goiás (UVB-GO), contemplou rodas de conversas com doulas, além da oferta de exames médicos, ginecológicos e pintura gestacional, realizada na barriga das grávidas. 

No evento, foram entregues, ainda, 100 cartões do aluguel social. O benefício é parte do programa “Para Ter Onde Morar”, do Governo estadual. Por meio dele, o beneficiário passa a ter acesso, por 18 meses consecutivos, à quantia de R$ 350 mensais, para o custeio das despesas com moradia. O valor é repassado diretamente para o locatário do imóvel.

 

Fonte: link

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA