Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

AGU diz que Saúde não descumpriu ordem de Rosa Weber sobre leitos em SP

Publicado

em


source
AGU diz que Saúde não descumpriu ordem de Rosa Weber sobre leitos em SP
Reprodução/Youtube

AGU diz que Saúde não descumpriu ordem de Rosa Weber sobre leitos em SP

A Advocacia-Geral da União (AGU)  disse ao Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (14), que o Ministério da Saúde está restabelecendo os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI),  destinados ao tratamento da Covid-19, em São Paulo.

Em manifestação encaminhada à ministra da corte, Rosa Weber, a AGU afirmou que a pasta não descumpriu a decisão liminar que obrigou a União a arcar com a ajuda financeira aos estados durante a pandemia.

O governo de São Paulo  havia acionado a ministra na última semana alegando que o Ministério da Saúde não havia habilitado todas as vagas solicitadas pelo estado. Segundo o governo de São Paulo, apenas 678 leitos foram autorizados desde que a União foi formalmente obrigada a cobrir os gastos. Na última sexta-feira (12) Rosa Weber cobrou explicações da pasta.

A AGU alegou que o Ministério da Saúde autorizou no início de março a manutenção de leitos de UTI em todas as regiões do país, inclusive no estado de São Paulo, seguindo os critérios de proporcionalidade. “Destaca-se ainda que o Ministério da Saúde segue analisando initerruptamente solicitações de autorizações de leitos de UTI provenientes de estados, Distrito Federal e Municípios”.

A AGU também rebateu acusações de que interrompeu o pagamento dos leitos. Segundo eles, os procedimentos de habilitação de leitos dependiam de solicitações feitas pelos governos estaduais e que a “ausência de pedido de prorrogação de tais autorizações pelos gestores” poderia acarretar na falta de repasses.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA