Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Adriana Accorsi requer reconhecimento de deficiência a pessoas com Síndrome de Tourette

Publicado

em


A deputada Adriana Accorsi (PT) é autora do projeto de lei nº 7359/21, que estabelece que as pessoas detentoras da Síndrome de Tourette sejam reconhecidas como pessoas com deficiência para todos os fins legais, mediante avaliação interdisciplinar que considerará, necessariamente, os aspectos sociais e de saúde mental. A proposta foi encaminhada  à Secretaria de Apoio Legislativo.

A Síndrome de Tourette consiste em distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por múltiplos tiques motores ou vocais, que geralmente se instalam na infância. ‘‘De forma geral, os tiques relacionados à doença são de tipos diferentes e ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, agravando com estresse, podendo estar associados a sintomas obsessivos-compulsivos (TOC), ao distúrbio de atenção com hiperatividade (TDAH) e a transtornos de aprendizagem’’, anota Adriana em justiticativa.

A petista registra, ainda, que em alguns casos, os tiques nervosos se manifestam através de gritos e palavrões ou gestos considerados inadequados, proferidos incontrolavelmente, gerando grave constrangimento, capazes de fazer com que as pessoas detentoras dessa síndrome evitem interações sociais, o que afeta, principalmente, as crianças em fase escolar. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA