Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Accorsi quer o reconhecimento do programa social Cabocla Criações como patrimônio goiano

Publicado

em


Foi apresentado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) a propositura nº 1396/22, de autoria da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT), cujo objetivo é reconhecer e declarar o projeto social Cabocla Criações como patrimônio cultural goiano.

A Cabocla Criações surgiu com Milena Curado, seguindo tradições familiares de bordar peças de roupas em algodão rústico – tecido utilizado por pretos em Vila Boa de Goiás nos séculos XVIII e XIX. O empreendimento foi crescendo e atualmente é um projeto social e empresarial que, por intermédio da arte e cultura, é responsável por importantes realizações humanitárias e promoção da cidadania, conforme justificativa da deputada no texto da matéria.

O projeto firmou parceria, junto ao Poder Judiciário, para a realização do trabalho com a população carcerária – inicialmente com mulheres, para capacitação profissional e produção de peças em troca de redução da pena. Dessa forma, explica a delegada, o projeto contribui para “ressignificação de vida e sentido das pessoas privadas de liberdade, reconstruindo sua dignidade e preparando para a reintegração à sociedade por meio de uma habilidade profissional, com a possibilidade de ter um meio de renda nessa trajetória de recomeço”.

Além disso, o projeto é um importante divulgador da cultura goiana, já que as peças bordas refletem as riquezas da cidade de Goiás, com versos dos poetas e poetisas e os contornos característicos da região, como a arquitetura das casas, por exemplo, concluiu a deputada.

Por fim, a deputada expôs os vários prêmios que já reconheceram a importância e relevância do programa social e reiterou a constitucionalidade da matéria, por se tratar de proteção ao patrimônio histórico, cultural, artístico, turístico e paisagístico.

A matéria foi recebida pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e será distribuída a um relator. Se receber aval positivo, o texto retorna ao plenário da Casa para votação em duas etapas.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA