Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Economia

Receita paga nesta sexta quarto lote de restituição do IR 2024

Publicado

em

Agência Brasil

Cerca de 5,3 milhões de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física receberão o quarto lote de restituição de 2024 nesta sexta-feira, 30. O lote também abrange restituições residuais de anos anteriores e inclui aproximadamente 47 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.

A Receita Federal vai liberar R$ 6,87 bilhões para 5.347.441 contribuintes. Os pagamentos serão realizados ao longo do dia, diretamente na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.

Diferentemente dos lotes anteriores, a maioria das restituições deste lote não é prioritária. Das 4.904.908 restituições incluídas, apenas uma pequena parte atende a critérios especiais, como a informação da chave Pix, a utilização de declaração pré-preenchida, categorias de prioridades legais ou residência no Rio Grande do Sul.

Devido às enchentes no sul do país ocorridas em maio, os contribuintes do Rio Grande do Sul foram priorizados. Além disso, 261.019 contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida terão prioridade. Em seguida, estão 84.659 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos, 47.238 residentes no Rio Grande do Sul, 27.372 do magistério, 15.077 idosos acima de 80 anos e 7.168 com deficiência física, mental ou doença grave.

Para verificar se está incluído neste lote, o contribuinte pode acessar a página da Receita Federal na internet, clicando em “Meu Imposto de Renda” e depois no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, deve acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para obter o extrato da declaração. Se houver pendências, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.

Se a restituição não for depositada na conta informada, como em casos de conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade pelo Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Se o valor não for resgatado após um ano, o contribuinte deve solicitar a restituição pelo Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada”.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA