Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Destaque

Pesquisa Igape é validada pela justiça

Publicado

em

Pesquisa realizada em Valparaíso de Goiás foi alvo de contestação pelo partido Mobiliza

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) julgou improcedente a representação proposta pelo partido Mobiliza contra a pesquisa eleitoral n.º 03718/2024 – TRE/GO, realizada pelo Instituto Gazeta de Pesquisas (Igape). A pesquisa, que visava medir a intenção de voto para a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, foi alvo de contestação pelo partido, que alegava irregularidades em sua divulgação.

A principal reclamação do Mobiliza era a suposta omissão do nível de confiança e a falta de clareza quanto à abrangência dos bairros pesquisados, que, de acordo com o partido, não teria sido apresentada até o dia seguinte. No entanto, o relator do caso no TRE-GO esclareceu que, apesar de o arquivo específico não ter sido anexado, os locais pesquisados poderiam ser identificados claramente pela descrição presente no texto da pesquisa.

Em sua decisão, o relator afirmou: “Diante do exposto, acolhendo a manifestação do Ministério Público Eleitoral, JULGO IMPROCEDENTE o pedido, considerando que a pesquisa registrada sob n.º 03718/2024 – TRE/GO, está de acordo com os termos estabelecidos na Resolução TSE n.º 23.600/2019.”

Com a decisão, o TRE-GO confirmou a validade da pesquisa eleitoral realizada pelo Igape, assegurando que todos os procedimentos seguiram as normas estabelecidas pela legislação eleitoral vigente e indo contra todas as acusações de “fake news “.

CONFIRA A PESQUISA

Levantamento do Instituto Gazeta de Pesquisas revela que 34,5% dos entrevistados votariam em Marcus Vinícius para a sucessão municipal em Valparaíso de Goiás.

Na modalidade espontânea, quando o nome dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, Marcus Vinícius segue na frente com 14,3% das intenções. Em seguida aparecem Pábio Mossoró (8,3%), Leda Borges (7,8%) e Zé Antônio (4,7%).

Em relação ao ranking de rejeição, 12,7% dos eleitores afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Zé Antônio.

Os dados foram coletados em Valparaíso de Goiás no período de 06 a 07 de Junho de 2024, abrangendo entrevistas com moradores de 16 anos de idade ou mais. A seleção das pessoas entrevistadas seguiu quotas proporcionais às variáveis de sexo, faixas etárias, escolaridade e faixas de renda.

No total, foram realizadas 600 entrevistas, utilizando questionários estruturados de acordo com os objetivos da pesquisa.

Quanto ao intervalo de confiança, com um grau de confiabilidade de aproximadamente 95%, a margem de erro estimada para a amostra total é de 4,0 pontos percentuais para mais ou para menos, não sendo aplicável a cruzamentos ou filtragens de dados.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA