Economia
Recebeu um Pix por engano? Saiba como agir e evite golpes
Com o crescimento do uso do Pix, criminosos têm criado novas formas de fraudes, incluindo o chamado “Golpe do Pix Errado”. Nesse golpe, os criminosos realizam uma transferência fraudulenta para a chave de um telefone celular. Em seguida, entram em contato com a vítima, alegando que o pagamento foi feito por engano. Se a vítima, ao ver o valor na conta, devolver o dinheiro para uma conta diferente, o golpista pode usar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) para receber o valor novamente, prejudicando a vítima.
Jéssica Lima, especialista em Riscos e Controles Internos do Sicoob Cooprem, explica que o dinheiro não deve ser devolvido para uma conta de terceiros. Em vez disso, deve ser estornado para a conta de origem da transferência. “Se a vítima devolver o valor para uma conta de terceiros, o golpista pode utilizar o MED (Mecanismo Especial de Devolução) para recuperar o dinheiro, que será descontado da conta da vítima”, alerta Jéssica.
Mesmo que o golpista tenha recebido o valor por engano, ele ainda pode acionar o MED e reaver o dinheiro, prejudicando a vítima. Jéssica recomenda que, ao receber um Pix enviado erroneamente, o estorno deve ser feito através da função “Devolver Pix” no aplicativo da instituição financeira, que garantirá que o valor seja devolvido para a conta de origem.
Os criminosos obtêm as chaves Pix dos usuários por meio de fraudes e engenharia social, e podem acessar outras informações pessoais. Jéssica sugere cautela ao acessar sites desconhecidos e evitar ofertas e promoções falsas que incentivem o uso do Pix para compras. Além disso, ela aconselha a não compartilhar dados financeiros e pessoais por telefone, e-mail ou mensagens, para evitar golpes de phishing. “Em caso de dúvida, o cooperado deve contatar sua instituição financeira, que está preparada para ajudar a evitar golpes”, conclui Jéssica.
Sobre o MED
O Mecanismo Especial de Devolução (MED) é uma ferramenta do Banco Central do Brasil exclusiva para o Pix, destinada a facilitar a restituição de transferências realizadas de forma fraudulenta. Com o MED, a vítima pode reaver os recursos se ainda houver saldo na conta do golpista.
Dicas de Segurança
Desconfie de contatos não solicitados e nunca forneça suas informações bancárias ou chaves Pix a terceiros que entram em contato de forma inesperada por telefone, SMS ou redes sociais.
Utilize apenas canais oficiais. Ao receber mensagens supostamente do banco ou empresa, sempre acesse o site ou aplicativo oficial.
Ative a autenticação de dois fatores em seus aplicativos para uma camada extra de proteção.
Use senhas fortes e únicas, e atualize-as regularmente.
Fique atento às novas modalidades de golpes que surgem.
-
Destaque6 dias ago
Entenda pacote fiscal de R$ 70 bi anunciado por Haddad
-
Cidades7 dias ago
Novos Bombeiro Mirins são formados em Valparaíso de Goiás
-
Saúde7 dias ago
Número de novos casos de HIV em Goiânia tem queda de 10%
-
Edição Digital5 dias ago
Edição 5911
-
Nacional7 dias ago
CCJ da Câmara aprova PEC que proíbe aborto legal, até em casos de estupro
-
Meio Ambiente5 dias ago
Semad flagra desmatamento ilegal em Monte Alegre
-
Geral7 dias ago
Especialista lista dicas de como empresas podem tornar as vagas mais atrativas
-
Educação6 dias ago
Aparecida promove ações em memória ao Holocausto
You must be logged in to post a comment Login