Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Destaque

Saúde estadual monitora ações de combate à dengue nos municípios

Publicado

em

Foto: Marco Monteiro

As equipes da Secretaria da Saúde (SES) intensificam as visitas técnicas aos 246 municípios do estado para monitorar e supervisionar as ações contra o Aedes aegypti. O objetivo é conter o aumento de casos de dengue, chikungunya e zika durante a estação chuvosa. Desde janeiro, foram registradas 405.653 notificações de dengue, com 361 mortes confirmadas.

“Estamos colaborando com os gestores municipais para preparar as cidades antes do início do período chuvoso, a fim de evitar novas epidemias, como as que ocorreram entre novembro de 2023 e abril deste ano”, destacou o titular da pasta, Rasível dos Santos. As ações incluem monitoramento das visitas domiciliares e reuniões com gestores e começaram em junho, continuando até dezembro.

Outro foco é a manutenção dos equipamentos de controle químico. A SES mantém um estoque de peças para assegurar o bom funcionamento das máquinas e sua correta utilização pelos municípios. Além disso, oferece ferramentas para identificar áreas prioritárias, como depósitos clandestinos de recicláveis, prédios abandonados, lixões a céu aberto e terrenos baldios.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, informou que as prefeituras com baixa adesão dos gestores receberão atenção especial. “Vamos sensibilizar e solicitar o apoio dos prefeitos, secretários municipais de Saúde e Conselhos Municipais de Saúde, entre outras entidades, para mobilizar e fortalecer as ações”, disse.

Vacinação
Em julho, a SES distribuiu 57.932 doses da vacina Qdenga contra a dengue, enviadas pelo Ministério da Saúde. As vacinas foram repassadas aos 246 municípios goianos para a aplicação das primeiras e segundas doses. Atualmente, a Qdenga está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Desde o início da campanha de vacinação, foram distribuídas 342.960 doses do imunizante. A primeira dose foi aplicada em 167.499 pessoas, mas apenas 38.002 retornaram para a segunda dose. É importante lembrar que a imunidade só é garantida após a conclusão das duas etapas da vacinação.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA