Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Brasil

Mara Rosa recebe remessa de trilhos para o terminal de conexão Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste

Publicado

em

ferrovia-Norte-Sul-Valec-mapa-2014.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) recebeu neste mês a primeira remessa de trilhos ao trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). A obra é executada pela Vale S.A., por meio do investimento cruzado derivado da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O projeto prevê investimento de R$ 2,7 bilhões e geração de 4,6 mil postos de trabalho na obra.

São 1,8 mil toneladas de trilhos para as alças Norte e Sul de interligação da Fico com a Ferrovia Norte-Sul (FNS). Estão sendo descarregados no pátio de estocagem em Mara Rosa, ponto de partida da alça Sul. O volume restante (6,2 mil toneladas) ficará estocado em São Luís (MA).

A Fico terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. Com 383 quilômetros de extensão, o primeiro trecho escoará a produção de grãos de Goiás e Mato Grosso aos principais portos do País. O segundo trecho será de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 km. E o terceiro de Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 km.

Quando estiver em atividade, a estrada de ferro vai conectar o Vale do Araguaia e as Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste (Fiol). Desta forma, transportará as safras regionais para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA).

ferrovia-Norte-Sul-Valec-mapa-2014.

Agro e minério

O escoamento da produção de grãos pela via ferroviária vai diminuir os custos dos transportes. O que deve possibilitar aumento da capacidade de negociação no mercado internacional e de redução do preço dos produtos para o consumidor final. O governo federal estima também que a obra aumentará a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional. Além disso, possibilitará e estimulará a exploração de reservas minerais ainda pouco exploradas na região.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA