Brasil
Mara Rosa recebe remessa de trilhos para o terminal de conexão Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste
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A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) recebeu neste mês a primeira remessa de trilhos ao trecho entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT). A obra é executada pela Vale S.A., por meio do investimento cruzado derivado da renovação antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas. O projeto prevê investimento de R$ 2,7 bilhões e geração de 4,6 mil postos de trabalho na obra.
São 1,8 mil toneladas de trilhos para as alças Norte e Sul de interligação da Fico com a Ferrovia Norte-Sul (FNS). Estão sendo descarregados no pátio de estocagem em Mara Rosa, ponto de partida da alça Sul. O volume restante (6,2 mil toneladas) ficará estocado em São Luís (MA).
A Fico terá 1.641 quilômetros de extensão, divididos em três trechos. Com 383 quilômetros de extensão, o primeiro trecho escoará a produção de grãos de Goiás e Mato Grosso aos principais portos do País. O segundo trecho será de Água Boa a Lucas do Rio Verde (MT), com 505 km. E o terceiro de Lucas do Rio Verde (MT) a Vilhena (RO), com 646 km.
Quando estiver em atividade, a estrada de ferro vai conectar o Vale do Araguaia e as Ferrovias Norte-Sul e Integração Oeste Leste (Fiol). Desta forma, transportará as safras regionais para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e Ilhéus (BA).
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Agro e minério
O escoamento da produção de grãos pela via ferroviária vai diminuir os custos dos transportes. O que deve possibilitar aumento da capacidade de negociação no mercado internacional e de redução do preço dos produtos para o consumidor final. O governo federal estima também que a obra aumentará a produção agroindustrial da região, motivada por melhores condições de acesso aos mercados nacional e internacional. Além disso, possibilitará e estimulará a exploração de reservas minerais ainda pouco exploradas na região.
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