Geral

Governo do Tocantins apresenta ações de proteção à biodiversidade na COP 15

Publicado

em

A delegação do Governo do Tocantins está presente no maior evento de biodiversidade do mundo, a COP 15 em Montreal, Canadá. Com uma agenda voltada para compartilhar, bem como absorver práticas de proteção à biodiversidade conciliada ao desenvolvimento econômico e sustentável, o Tocantins participou do Brazilian Day, evento promovido pelo WWF e The Nature Conservancy, na COP 15.

O painel “As Jurisdições Nacionais – Desafios e oportunidades na implementação do Marco pós 2020” teve como foco ampliar a visibilidade de soluções que vem sendo desenvolvidas pelas jurisdições subnacionais no Brasil, no enfrentamento da perda da biodiversidade e no uso sustentável de seus recursos, incluindo custos, sendo estes os principais desafios e oportunidades futuras.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, compôs a mesa ao lado dos representantes dos estados do Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Pará e demais organizações.

Renato Jayme ressaltou em sua fala, a gestão das áreas protegidas, as políticas que incentivam a preservação, como o ICMS Ecológico, e destacou as ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF).

READ  Governo de Goiás investe em melhorias no abastecimento de água do Daia

“No Tocantins, nós temos um dos melhores índices do ICMS Ecológico do Brasil, como forma de incentivar os municípios a preservarem e a realizarem ações sustentáveis; para além disso, o Naturatins realiza uma gestão participativa junto às comunidades tradicionais que vivem em nossas Unidades de Conservação”, disse o presidente.

Ele ressaltou também que o Tocantins busca respeitar as vocações de cada comunidade, no intuito de desenvolver a sociobiodiversidade. E uma das ações conjuntas é o MIF, com um calendário de queimas prescritas construído de forma conjunta, além do incentivo ao agroextrativismo.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Piscicultura (Seagro), Jaime Café, que acompanhou as discussões do evento, reforça que a bioeconomia não é mais uma tendência, mas sim um fato e que o mercado da agricultura moderna precisa buscar as suas certificações com uma produção de baixo impacto e cada vez mais sustentável.

COP 15

A COP 15 é o maior evento de biodiversidade do mundo, momento para os governos nacionais e subnacionais se comprometerem com o Marco Global para a Biodiversidade Pós 2020. Esse Marco é a coluna vertebral da governança e implementação dos objetivos da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB), que é um plano com metas para a conservação e o uso sustentável da biodiversidade e para a repartição justa e equitativa de benefícios advindos da utilização dela.

READ  Riacho Fundo vai ganhar mais 10 km de calçadas

O Governo do Tocantins está sendo representado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Piscicultura (Seagro), Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e pela Secretaria de Educação (Seduc).

Tocantins apresentou suas principais políticas ambientais implantadas, como o MIF e incentivo ao modo de vida das comunidades tradicionais – Naturatins/Governo do Tocantins

Presidente do Naturatins, Renato Jayme, e o secretário da Seagro, Jaime Café, lideram a comitiva do Tocantins na COP 15, Canadá – Naturatins/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA