Geral

SES-TO participa do 2° Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador em Salvador

Publicado

em

Com o objetivo de discutir experiências, a equipe da Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) participou entre os dias 19 e 20 de novembro, do 2° Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Simbrastt), que ocorreu em Salvador (BA). Na ocasião, foram apresentadas as ações exitosas da Vigilância Participativa e Popular do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) do Tocantins.

“Relatamos nossas experiências realizadas desde 2008, até hoje, além de apontar os novos métodos de forma participativa e intersetorial. Fomos até o Simpósio à convite do Grupo de Trabalho de Promoção da Saúde da Abrasco”, explicou a gerente da Saúde do Trabalhador da SES-TO, Magna Dias Leite.

Durante os dois dias de Simbrastt, foram discutidos temas como saúde do trabalhador como direitos humanos, saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS), intersetorialidade, saúde e trabalho, saúde mental e trabalho, atenção integral à saúde do trabalhador, entre outros.

Oficina de Vigilância Popular em Saúde de Base Territorial

READ  Jornada de Pediatria Neonatal capacita profissionais de saúde em Goiânia 

Além do Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Simbrastt), a equipe da SES-TO participará na sexta-feira, 25, da Oficina de Vigilância Popular em Saúde de Base Territorial, que acontecerá na Faculdade de Medicina da Bahia (UFBA), das 8h30 às 16h30.

A oficina é uma atividade do projeto vigilância popular em saúde de base territorial: experiências, redes e formação para ação, financiado pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, vinculado ao Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP/Fiocruz) e ao Programa de Promoção em Saúde, Ambiente e Trabalho/Gereb/Fiocruz com as seguintes parcerias: EPSJV/Fiocruz, EFA Fiocruz 2030, UFBA, UFMT, UFF e Unesp.

O encontro tem como objetivo “apresentar características das estratégias de ações diante de problemas ambientais e de saúde e do uso de instrumentos que viabilizem a dinâmica de aperfeiçoamento contínuo na mobilização de uma informação inserida em processos de comunicação e de organização de estruturas e espaços de conexão entre a representação popular e a gestão dos serviços de vigilância em saúde do SUS, com suas interrelações com as políticas públicas de promoção da saúde”.

READ  SSP/DF participa de encontro nacional de secretários de Segurança Pública

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA