Geral

Forças de Segurança do Tocantins destacam êxito da Operação Eleições 2022 no segundo turno

Publicado

em

O 2º turno das Eleições Gerais 2022 ocorreu com tranquilidade nos 139 municípios tocantinenses, graças à atuação integrada das forças de segurança do Tocantins para evitar e coibir crimes eleitorais, durante a votação nesse domingo, 30.

Em todo o Tocantins, cerca de 4,5 mil agentes da segurança pública foram mobilizados para garantir a segurança dos eleitores tocantinenses, além do efetivo, cerca de 579 viaturas e 4 aeronaves de prontidão em todo o Estado. 

Todas as ações de segurança foram acompanhadas em tempo real no Gabinete de Monitoramento, instalado pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), nas dependências do Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas.

Conforme o Boletim divulgado na noite deste domingo, após o encerramento do pleito, a Operação Eleições 2022  registrou em todo o Tocantins: 18 violações de sigilo do voto e dois casos de  propaganda irregular; não houve registros de casos de compra de votos e de ocorrências de boca de urna.

“O pleito ocorreu com tranquilidade, as forças de segurança atuaram de forma integrada possibilitando a segurança adequada para que o eleitor tocantinense pudesse exercer sua cidadania”, destacou o secretário da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa.

READ  Tocantins encerra a última vacinação contra febre aftosa com 98,75% do rebanho vacinado

O comandante-geral da PM, Coronel Márcio Barbosa, considerou que as ocorrências registradas foram inexpressivas. “Conseguimos acompanhar de perto com nossos policiais militares todos os 853 locais de votação espalhados nos 139 municípios para evitar e coibir os crimes eleitorais. Tivemos poucas ocorrências e o principal é que o eleitor pode exercer seu direito ao voto com tranquilidade”, destacou.

O superintendente da Polícia Federal no Tocantins, Rodrigo Bittencourt, avaliou positivamente o segundo turno. “Fazemos uma avaliação bem positiva. A eleição no segundo turno transcorreu sem maiores incidentes. Tivemos um pequeno aumento com relação a quebra de sigilo de votos, mas de uma forma geral a eleição foi muito tranquila. O cidadão tocantinense está de parabéns”, ressaltou.

Gabinete de Monitoramento

A superintendente de Segurança Integrada da SSP, Fátima Holanda, destacou a atuação integrada das forças de segurança. “Mais uma vez a integração das forças de segurança refletiu na Operação Eleições 2022 que repetiu o êxito do primeiro turno, com o eleitor indo às urnas votar de forma tranquila, sem grandes ocorrências”, destacou.

READ  MP e polícia fazem operação contra grupos nazistas

O diretor do Siop, coronel Álon Amaral, acrescentou que o gabinete de monitoramento alcançou seu objetivo. “Além de cumprir nossa missão constitucional, nós conseguimos, principalmente, proporcionar eleições seguras. Não tivemos nenhuma ocorrência que viesse a prejudicar o pleito”, destacou, acrescentando que os trabalhos do gabinete continuam nesta segunda-feira, 31, acompanhando ocorrências no pós-eleições. 

Operação Eleições 2022

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), no Tocantins, a Operação Eleições 2022 está sendo executada e acompanhada em tempo real pelas Polícias Civil (PC), Militar (PM), Federal (PF) e Rodoviária Federal  (PRF), Corpo de Bombeiros, Guardas municipais e Agências de trânsito.

Operação Eleições 2022 é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) – Luiz de Castro/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA