Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Agência de Metrologia Estadual orienta motoristas para redobrar cuidados com pneus no período chuvoso

Publicado

em

Como a previsão do tempo para os próximos dias no Tocantins é de pancadas de chuvas, inclusive com alertas de tempestade, é importante que os motoristas estejam sempre atentos à manutenção dos veículos e, especialmente, à verificação da qualidade e da vida útil dos pneus.

Uma das vertentes de atuação da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), é a orientação à sociedade, visando prover segurança às relações de consumo. Assim, orienta que consumidores observem sempre os pneus e, também, o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.

No caso da necessidade de substituição do produto, ao comprar o pneu novo, o consumidor deve sempre verificar se a mercadoria tem a presença da certificação do Inmetro, que fica na lateral do pneu, parte conhecida como flanco. O presidente da AEM, Anderson Luiz Justino Martins, destaca que  é importante que o consumidor busque o Selo Inmetro ao comprar um pneu. “Ele é uma garantia que a mercadoria passou por testes e, nesse caso é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”.

Certificação pelo Inmetro

A equipe técnica da área de Qualidade da Agência de Metrologia explica que os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Inmetro como obrigatoriedade, para isso, são mercadorias que passam por testes.

O pneu – seja novo ou reformado – é submetido aos ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, com testes de resistência. E, nos ensaios, o pneu não pode apresentar nenhum tipo de deformação.

Desde o ano de 2018, é obrigatório que todos os pneus vendidos no Brasil informem ao comprador como se comportam na água, se ajudam a economizar combustível e quanto barulho os pneus fazem ao rodar. Essa classificação faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e é semelhante à que é usada para medir a eficiência energética de carros e eletrodomésticos.

Compra de pneus 

Para evitar problemas, o gestor da Agência de Metrologia, Anderson Luiz,  orienta que o consumidor deve sempre priorizar a aquisição dos pneus no comércio formal e que o consumidor deve sempre solicitar a nota fiscal da mercadoria. “Ela é também um documento para que o fabricante seja notificado em situações necessárias e é a garantia no caso de troca, de manutenção, dos direitos e das reclamações”, informa o presidente.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico [email protected]. ou no telefone 3218-2076.

Tipos de pneus

A AEM destaca os tipos de pneus para auxiliar o consumir consciente: pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem; pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo; pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu; pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída. 

Pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem contar com o Selo de Conformidade do Inmetro como obrigatoriedade, – Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Técnicos da área de Qualidade acompanham a concessão de registro a uma empresa reformadora de pneus – Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma, sem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem – Brenda Ramos/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA