Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Cientista Itami Campos fala da importância de se valorizar o voto para deputado estadual

Publicado

em

Doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), Francisco Itami Campos é o convidado do Alego Entrevista para falar sobre a importância do voto para deputado estadual na semana que antecede as votações do primeiro turno das Eleições 2022. A atração, que é apresentada pelo jornalista Murilo Santos, vai ao ar nesta quarta-feira, 28, a partir das 18 horas, pela TV Assembleia (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site oficial do Parlamento estadual e, ainda, pelo canal do Youtube.

Itami Campos, que é autor de vários livros como “Ciência Política – Introdução à Teoria de Estado” e “O Legislativo em Goiás”, falou sobre as origens do parlamento, e frisou a importância de se valorizar o voto para os legisladores estaduais. Segundo ele, é necessário que o eleitor busque todas as informações possíveis sobre os candidatos visando a melhor escolha nas urnas.

O cientista político observou que há mais candidatos a deputado federal do que estadual, sendo que Goiás conta com 17 assentos na Câmara dos Deputados enquanto a Assembleia Legislativa é composta por 41 representantes. Isso, segundo ele, traduz falta de consciência sobre a importância do Parlamento estadual, que atinge, sobretudo, os próprios eleitores e que muitos optam por votar em qualquer candidato escolhido de última hora, no dia da votação.

“Você tinha que ter uma referência, alguém que vai contribuir para a construção de um estado diferente. É dentro do Parlamento que essa concepção diferente pode gerar mudança e aprimoramento das políticas públicas. O pessoal não percebe essa importância da Assembleia Legislativa, do que a Casa de Leis estadual faz e pode fazer, e que pode ter mais proximidade com esses parlamentares do que com outros agentes políticos”, analisa.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA