Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme apresenta concerto “Clássicos”, no Teatro Goiânia, nesta terça-feira (27/09)

Publicado

em

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza, nesta terça-feira (27/09), às 20h, o concerto “Clássicos”, no Teatro Goiânia. O espetáculo musical conta com obras de diversos compositores da música de concerto, dentre eles Vivald, Bach e Nepomuceno, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves e participação especial da solista Stefênia Benatti. Evento tem entrada gratuita até a lotação do teatro, com capacidade para 800 pessoas.

Na primeira parte do programa, a orquestra executará o Adágio para Cordas (1892), do nacionalista brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920). Em seguida, o Concerto em Dó Maior Para Piccolo RV443 (1728-29), do compositor do período barroco italiano, padre Antonio Vivaldi (1678-1741). O solo é da flautista e piccolista Stefânia Benatti. Na segunda parte, a orquestra ganha mais integrantes no palco com as madeiras, metais e percussão, e executam obras diversas do repertório orquestral.

A Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme (OJJ) é um dos grupos artísticos da Rede de Núcleos Musicais, e foi criada em 2017 a partir da reorganização do antigo projeto Musicalidade. Esse grupo é composto por 43 jovens e adolescentes, que recebem uma bolsa de incentivo da Prefeitura de Goiânia. Prioriza sua atuação em espaços alternativos como praças, escolas e igrejas, buscando colaborar para a democratização do acesso à música de concerto na cidade.

Solista
Stefânia Benatti é flautista e piccolista da Orquestra Filarmônica de Goiás. Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com a pesquisa “O estudo do piccolo pelo flautista: diferenças de abordagens técnicas com fins interpretativos”, e bacharel em flauta pela Universidade de São Paulo (USP), foi aluna de Antônio Carrasqueira e Rogério Wolf. Atuou como professora assistente de flauta no Instituto Baccarelli e piccolista Orquestra Sinfônica Heliópolis do Instituto Baccarelli. Foi premiada no Programa Nascente, categoria instrumental, da Universidade de São Paulo.

Recebeu menção honrosa no II Concurso de Interpretação de Música Brasileira e o Prêmio Osvaldo Lacerda, outorgado pelo compositor. Foi artista convidada dos XIII e XIV Festival Internacional de Flautistas (ABRAF) e professora do 40º Festival Internacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas, da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG).

Como solista, apresentou o Concerto em Dó Maior Para Piccolo, de Antonio Vivaldi, com a Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás e, dentro da temporada da Orquestra Filarmônica de Goiás, a Bachiana Brasileira nº 6, de Heitor Villa-Lobos e o Concerto de Brandenburgo nº 4, de Johann Sebastian Bach. Atua, também, dando aulas particulares de flauta, e é monitora de madeiras da Orquestra Jovem Municipal Maestro Joaquim Jayme.

Maestro
Isaac Gonçalves é natural de Guarulhos, São Paulo, graduado em Música com Habilitação no Instrumento (violino) pela Universidade Federal de Goiás (UFG) na turma do Professor Alessandro Borgomanero, pós-graduado em Docência do Ensino Superior pela FABEC e Pós – Graduado em Produção Cultural, Arte e Entretenimento pela Unyleya.

Aluno do maestro Wagner Polistchuk na Academia da OSESP e vencedor da 3rd International Academy and Competition Conducting, em Portugal, começou seus estudos de regência com o Prof. Dr. Carlos Costa (UFG) e teve orientações com importantes maestros nacionais e internacionais como Marin Alsop, Thierry Fischer, Neil Thomson, Catherine Larsen-Maguire, Alpaslan Ertüngealp, Nathalie Marin, entre outros. Participou de diversos cursos de aperfeiçoamento como aluno executante como no Masterclass da OSUEL com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, II Worshop de Regência Orquestral na Aliança Francesa de Brasília sob orientação de Claude Brandel; II,III e VI Workshop Nacional de Regência Orquestral ministrado, respectivamente, pelos maestros Abel Rocha, Michel Griffth e Cláudio Cruz tendo como laboratório a Orquestra Sinfônica de Goiânia; Seminário de Direccíon Orquestal com a Camerata Universidad de los Andes sob orientação de Eduardo Browne; V Gramado in Concert com direção de Linus Lerner; Curso Intensivo de Regência com Maestro João Maurício Galindo; Curso de Direccíon Orquestal, em Havana dirigido pela maestra francesa Nathalie Marin, aluno ouvinte na The Buchmann-Metha School of Music – Tel Aviv University na classe do renomado maestro Yoav Talmi entre outros.

Foi maestro colaborativo da Orquestra Jovem de Anápolis e é maestro da Orquestra Jovem Municipal de Goiânia, onde vem desenvolvendo um intenso trabalho pedagógico com concertos didáticos. Recentemente recebeu o prêmio de Regente Destaque da Academia Claude Brendel e fez sua estreia na Sala São Paulo com a Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.

Serviço
Assunto: Prefeitura de Goiânia apresenta concerto “Clássicos” com Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme
Data: 27/09 (Terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA