Política
Recebe aval do Plenário projeto que autoriza abertura de crédito especial à Seapa
A Assembleia Legislativa aprovou, em primeira votação, na tarde dessa quarta-feira, 27, durante a sessão extraordinária, o projeto de lei nº 1865/22, da Governadoria, que autoriza a abertura de crédito especial destinado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) até o valor de R$ 4 milhões.
Em justificativa à Alego, o governador Ronaldo Caiado (UB) coloca que a finalidade é cobrir as despesas a serem realizadas na Fonte 15000100 – Recursos não vinculados de impostos – Receitas Ordinárias, Grupo 05 – Inversões Financeiras. “Especificamente, objetiva-se adquirir um biodigestor, conforme o Estudo Técnico Preliminar (ETP) apresentado pelas Centrais de Abastecimento de Goiás S/A – CEASA/GO, para o processamento e o gerenciamento de resíduos sólidos com foco na produção de biofertilizantes e na redução de despesas com aterro sanitário”.
Com base em argumentos da Seapa e da Secretaria de Estado da Economia, Caiado ressalta que a proposta de crédito adicional especial está adequada às normas orçamentárias vigentes. “A propositura conforma-se com a execução dos projetos prioritários do Governo de Goiás e visa a redução de despesas com o transporte e a deposição de resíduos sólidos em aterro sanitário. Pretende-se adquirir e implantar uma unidade de processamento de resíduos sólidos por meio de um processo de biodigestão e geração de biofertilizante com a consequente diminuição dos impactos ambientais. O pleito se viabilizará com recursos provenientes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias, em obediência ao previsto no inciso III do § 1º do art. 43 da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964”.
O chefe do Executivo coloca, ainda, com base em nota técnica da Secretaria da Economia, que a despesa proposta, por se encontrar dentro do monitoramento do teto de gastos, possibilitará o devido enquadramento das normas estabelecidas pelo caput do art. 41 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), da Constituição do Estado de Goiás; e, por se tratar de anulação de valores de reserva de contingência, não haverá impactos na execução de atividades, projetos ou operações especiais. E mais: que a solicitação se ajustará às normas orçamentárias em vigor e será revertida a ação de expansão e revitalização da infraestrutura da Ceasa/GO.
Por fim, frisa que os autos foram submetidos à apreciação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), que atestou a regularidade jurídica da proposta. Diz, também, que a Câmara de Gestão Fiscal declarou que, em análise realizada no dia 7 de abril de 2022, houve deliberação favorável à abertura do referido crédito especial.
A matéria aguarda, agora, uma segunda fase de discussão e votação, para depois ser encaminhada para sanção da Governadoria.
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5904
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5901
-
Geral7 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Trabalho4 dias atrás
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Nacional6 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
-
Geral6 dias atrás
Aposentadoria não pode ser penhorada para pagar advogado que atuou no processo contra o INSS
-
Destaque5 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar