Cidades

Volta às aulas é marcada por cumprimento de protocolos de biossegurança

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu na manhã desta quarta-feira (19/1) o início do ano letivo de 2022 das instituições de ensino municipais. A volta às aulas foi marcada pelo cumprimento dos protocolos de biossegurança contra a disseminação da Covid-19 e pela alegria dos alunos no retorno às escolas e Cmeis.

As aulas retornaram em um formato 100% presencial e levaram em conta as normativas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que autorizam o funcionamento das instituições de ensino desde que sejam cumpridos rígidos protocolos de biossegurança. Diante disso, toda a comunidade escolar está obrigada a cumprir medidas sanitárias de combate à disseminação da Covid-19, que incluem o uso obrigatório de máscaras, envio de máscara reserva dentro da mochila, higienização frequente com álcool em gel, água e sabão e limpeza recorrente dos ambientes educacionais.

Os protocolos de biossegurança determinam ainda que as refeições sejam feitas em locais arejados e ao ar livre. Além disso, os alunos não devem compartilhar objetos e a aferição de temperatura com termômetro estará mantida. A qualquer sinal de síndrome gripal, a orientação é de que os pais e responsáveis não levem os filhos para as unidades. As medidas de segurança incluem ainda a testagem em massa dos integrantes de toda a comunidade escolar.

READ  "Todas as obras em andamento e iniciadas nesta gestão serão entregues”, garante Rogério Cruz durante maratona de vistorias, nesta quarta-feira (23/02)

O titular da SME, professor Wellington Bessa, destacou a importância do retorno para a recuperação da aprendizagem dos alunos, prejudicada pela pandemia. Estudos e avaliações diagnósticas realizadas pela SME apontaram defasagens no ensino dos estudantes e baixa efetividade no aprendizado. Por este motivo o retorno presencial contará com o apoio de programas como o Aprender Sempre e o Alfabetização em Foco que visam melhorar as aprendizagens. 

“Elaboramos dois programas com objetivo de recuperar aprendizagens e aprofundá-las. Entre as medidas, resgatamos a figura do professor regente para o Ensino Fundamental, que será responsável pela turma. Teremos material próprio produzido por professores da SME, ensino de robótica e um novo currículo para o Ensino Fundamental e EJA”, destacou o secretário.

Quem ficou feliz com o retorno das aulas foi a Michelle, gerente comercial e mãe dos gêmeos Téo e Léo, de um ano. “Fiz a matrícula na semana passada, entrei no site e consegui as vagas de imediato. Para mim foi muito bom, porque vou poder voltar a trabalhar. Sei que eles estarão num lugar seguro e confortável, vai ser bom para o desenvolvimento deles, que estão na fase de começar a andar e vão começar a interagir com outras crianças”, destacou.

READ  Prefeitura de Goiânia oferece aulas gratuitas de futebol para atletas com síndrome de Down, no Colégio Estadual Dom Abel, no Setor Universitário

Núbia Alves, da Editoria de Educação

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA