Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Major Araújo se manifesta contra projeto que autoriza alinhamento ao IPCA de taxas cobradas no Estado

Publicado

em


O deputado Major Araújo (sem partido) subiu à tribuna para se manifestar contrário ao projeto nº 9366/21, de autoria da Governadoria do Estado, em segunda votação na Casa. A matéria propõe para o próximo ano a adoção do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como índice de atualização anual, para 2022, dos valores expressos em reais das Taxas de Serviço Estadual e das Taxas Judiciárias, bem como das multas previstas na legislação tributária e do limite de dedução na restituição de tributos, para comparar às despesas de exação, em substituição ao Índice Geral de Preços, Disponibilidade Interna (IGP-DI), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Para Major Araújo, se houver o aumento estabelecido no projeto, o acesso da população à Justiça vai ficar ainda mais difícil. “Sou contra a majoração de qualquer tipo de tributo. Sabemos que as taxas cobradas em Goiás estão entre as mais caras do Brasil. Atualmente, é 300% mais cara do que o cobrado pelo STJ como foi exposto aqui em matéria veiculada na imprensa”, afirmou.

O deputado contou a história de uma garota que acometida por uma enfermidade rara e cujos pais foram a justiça para obrigar o Governo de Goiás a realizar a cirurgia necessária. “Se fosse mais humano, não haveria necessidade de haver tantas ações na justiça para ver um tratamento ser realizado. O secretário de Saúde afirmou que não faz a cirurgia porque não está regulado pelo Estado, mas é ordem judicial. E por isso tem que ser cumprida imediatamente”, assinalou.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA