Geral
Curso qualifica jovens do campo para gestão de negócios
O programa de empreendedorismo e sucessão rural Filhos deste Solo, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), está qualificando mais de 20 jovens na construção e execução de um plano de negócios.
O objetivo do curso é a inclusão socioeconômica, geração de renda e a realização pessoal e profissional por meio da gestão do próprio empreendimento. Voltado a jovens ligados ao campo, o programa visa diminuir o êxodo rural e mostrar alguns caminhos para estruturar um negócio e empreender com maior possibilidade de sucesso no campo.
“A capacitação de jovens na área rural faz parte das orientações do GDF de instituir políticas públicas capazes de melhorar as condições de vida no campo e de garantir a sucessão rural nas propriedades agropecuárias”Denise Fonseca, presidente da Emater-DF
O curso, que tem duração de 20 horas/aula, termina nesta sexta-feira (10) e está sendo ministrado em parceria com o Instituto Federal de Brasília (IFB), no campus de Planaltina. A grade está dividida em nove palestras com os temas: Sucessão familiar, Associativismo e cooperativismo, Marketing no agro, Pesquisa de mercado (partes 1 e 2), Viabilidade do negócio, Políticas públicas, Entendendo meu negócio e Exportação no agro.
Com as aulas, o curso vai auxiliar os alunos na construção de um plano de negócio que também fará parte da disciplina de Administração rural do curso de Técnico em agropecuária avançado, do instituto. O plano de negócios ajudará o empreendedor a saber se a ideia é viável.
Também o auxiliará na busca por informações mais detalhadas sobre o setor, produtos e/ou serviços que serão oferecidos, clientes, concorrentes e fornecedores. Um dos principais benefícios de elaborar um plano de negócios é descobrir os pontos fortes e fracos da proposta de negócio.
Desde o início da pandemia, é o primeiro curso ofertado pelo IFB no formato presencial, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. Os alunos tiveram de apresentar o comprovante de imunização no ato da inscrição.
240jovens de todo o DF, entre 16 e 29 anos, já foram capacitados pelo projeto Filhos desde Solo
O gerente de Desenvolvimento Econômico da Emater-DF, Frederico Neves, foi responsável pelas palestras de Viabilidade do negócio e Políticas públicas. “Nas aulas presenciais, conseguimos ter a certeza de que os alunos estão focados no conteúdo. Além disso, há maior interação entre nós, tanto nas aulas quanto nos intervalos. Isso é algo que fica empobrecido no formato on-line”, ressalta Neves.
Filhos deste Solo
O programa de empreendedorismo rural Filhos deste Solo foi criado pela Emater-DF em 2019, com objetivo de apoiar a permanência dos jovens no campo, com condições dignas, por meio de incentivo na condução de negócios bem-sucedidos, dotando-os de competências e habilidades, com novas perspectivas culturais, sociais e empreendedoras dentro da própria comunidade.
“A capacitação de jovens na área rural faz parte das orientações do Governo do Distrito Federal de instituir políticas públicas capazes de melhorar as condições de vida no campo e de garantir a sucessão rural nas propriedades agropecuárias”, afirmou a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca.
O programa, que já contou com outros parceiros, tem sido executado em parceria com o IFB. Ao todo, já foram capacitados 240 jovens, entre 16 e 29 anos, de todo o DF. Só podem participar pessoas que sejam ligadas de alguma forma a uma propriedade rural – ser proprietário, agricultor, filho de agricultor ou funcionário de empresa ou propriedade rural.
*Com informações da Emater-DF
-
Edição Digital5 dias ago
Edição 5904
-
Edição Digital7 dias ago
Edição 5902
-
Edição Digital2 dias ago
Edição 5906
-
Política6 dias ago
Pimenta vê participação do governo Bolsonaro em planejamento de crimes
-
Trabalho6 dias ago
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Destaque7 dias ago
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Agropecuária5 dias ago
Goiás busca status internacional de zona livre de aftosa sem vacinação
-
Internacional6 dias ago
Mais 204 brasileiros deixam Líbano
You must be logged in to post a comment Login