Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

PEC que modifica distribuição do ICMS aos municípios recebe aval da CCJ e vai a Plenário

Publicado

em


Está em andamento, na tarde desta quinta-feira, 2, uma reunião extraordinária híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) do Legislativo goiano. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo presidente do colegiado, deputado Humberto Aidar (MDB). 

Durante o encontro, a CCJ aprovou o voto em separado do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), favorável à matéria de nº 8170/21, da Governadoria do Estado. A iniciativa em questão diz respeito a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa alterar os percentuais de distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) aos municípios. O texto altera o parágrafo 1º, do artigo 107 da Constituição do Estado de Goiás.

A PEC foi emendada em Plenário, na tarde de ontem e, de volta à CCJ, recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Antonio (DEM). Ao ser colocada em votação na reunião dessa tarde, Bruno Peixoto solicitou vista da matéria e a devolveu em seguida, com voto em separado trazendo emenda substitutiva e modificativa alterando os percentuais de distribuição do ICMS.

Durante a discussão da PEC, o líder do Governo disse que as alterações propostas em seu voto em separado foi uma construção entre representantes de Anápolis, Senador Canedo e Goiânia, dentre eles prefeitos, deputados e secretários municipais. “Depois de um amplo debate, concluímos que esta é a melhor proposta para ajudar os municípios menores e evitar queda de recursos nos grandes centros urbanos”, afirmou Peixoto.

A matéria foi aprovada com voto contrário dos deputados Delegado Humberto Teófilo (sem partido) e Delegada Adriana Accorsi (PT). 

A PEC será enviada ao Plenário, onde deverá ser aprovada em dois turnos de votação, por três quintos dos votos dos deputados estaduais, para que esteja apta a ser promulgada pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA