Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Aprovada matéria que regulamenta inclusão do leite no cardápio da merenda escolar em Goiás

Publicado

em


De autoria do deputado Amauri Ribeiro (Patriota), foi aprovado, em primeira votação, o projeto de lei nº 4571/19, que visa tornar obrigatória a inclusão do leite no cardápio da alimentação escolar da Rede Estadual de Educação do Estado de Goiás. A deliberação ocorreu durante a Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 17. 

Ao todo, 22 parlamentares votaram a favor e nenhum contra. A matéria precisa receber aval do Plenário do Parlamento goiano em um segunda e definitiva fase de votação para que esteja apta a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (DEM). 

De acordo com a propositura, o leite deverá ser inserido no cardápio da alimentação escolar pelo menos três vezes por semana nas escolas de período integral e duas vezes por semana nas escolas em período parcial. E mais: que o leite que irá compor a merenda escolar seja adquirido de indústrias situadas no estado de Goiás.

Ao justificar a iniciativa, Amauri Ribeiro coloca que o objetivo é o de incrementar a qualidade nutricional do que é fornecido aos estudantes, respeitando a regulamentação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “De acordo com estudos do PNAE, 50% das escolas brasileiras ofertaram o leite na merenda escolar, de uma a duas vezes por semana”. 

O deputado destaca, ainda, a necessidade da aquisição do produto em Goiás, para fomentar a economia local, gerando empregos para milhares de famílias. Amauri Ribeiro coloca outras razões, entre elas o fato de que, no estado, o consumo de leite está incluído nos hábitos alimentares da população.

“Além do valor nutricional que que o produto possui para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, vimos uma necessidade real de tornar obrigatória a inclusão desse alimento na merenda escolar fornecida em nosso estado. Sendo assim, torna-se necessário um estudo, por parte dos profissionais responsáveis pela formulação do cardápio da merenda escolar, para que haja uma adequação e a inclusão de forma obrigatória do leite, na forma como disposto no texto da lei”, ressalta o texto da propositura.  

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA