Geral

Um novo estacionamento par a Feira do Produtor de Ceilândia

Publicado

em


A Feira do Produtor de Ceilândia ganhou um novo estacionamento com 300 vagas para veículos. São seis mil metros quadrados de espaço que vai facilitar o parqueamento dos carros e caminhões e melhorar, significativamente, a rotina dos produtores rurais e clientes. O espaço foi inaugurado nesta manhã de sexta-feira (12) pelo governador Ibaneis Rocha.

O estacionamento tem seis mil metros quadrados de espaço que vai facilitar o parqueamento dos carros e caminhões e melhorar, significativamente, a rotina dos produtores rurais e clientes | Foto: Renato Alves /Agência Brasília

Empecilhos como perda de tempo procurando vaga e falta de segurança irão acabar. É a avaliação do presidente da Associação dos Feirantes, Produtores Rurais e Atacadistas da Feira de Ceilândia e Entorno (Afeprace), Vilson José Oliveira, há 16 anos no comando da área.

“Temos quatro estacionamentos aqui que já estão saturados porque o movimento aumentou bastante, começa às 4h30 e uma hora depois não acha mais lugar para estacionar”, explica.

“É um projeto que vai atender a necessidade da feira, todo mundo, quem tem caminhão, carro, feirante, usuário”, afirma.

Em visita ao local, o chefe do Executivo local conversou com feirantes e clientes e destacou o significado da obra. “O que for possível fazer para melhorar a vida do feirante e do comerciante contem comigo. Tive uma vida no interior, na roça, na feira, então sei o valor que tem em quem produz”.

A obra

As obras iniciaram em 18 de julho. Cerca de 30 homens e dezenas de máquinas e caminhões da Novacap executaram os trabalhos, que incluíram terraplanagem, sinalização e aplicação da capa asfáltica.

READ  Confira as ações de infraestrutura na capital nesta sexta-feira, 7

O amplo pátio contém iluminação e monitoramento por câmeras, dando mais segurança aos usuários. O custo do empreendimento, é de R$ 1 milhão. “É uma demanda antiga que agora está sendo atendida pela Novacap, em parceria com a Administração Regional da Ceilândia. Vai garantir mais segurança e qualidade de vida para os trabalhadores do local”, salienta o presidente da Novacap, Fernando Leite.

Uma média de 6 mil pessoas circulam diariamente na feira entre produtores rurais e clientes

Há 20 anos trabalhando no galpão central da Feira do Produtor de Ceilândia, Damião Rodrigues da Costa, 52 anos, cansou de se aborrecer com a falta de vagas para estacionar. Para não ter mais problema, passou a vir de moto.

“Chegou aqui 4h todos os dias, sempre vinha de carro, mas já não tinha vaga, muito caminhão e carro”, relata. “Esperamos que o novo estacionamento diminua esse problema de vaga e traga mais segurança para gente”, anseia.

Produtores rurais da região do Incra 7, em Brazlândia, os irmãos Rocha contam que achar vagas para estacionar o pequeno caminhão da família é um suplício. “Dependendo da hora que a gente chega, já não acha mais estacionamento, nem tem como montar nossa barraca para arrumar os produtos”, conta Cristiano Rocha, 31 anos. “Terça e sexta são os dias mais problemáticos, o novo estacionamento vem em boa hora”, emenda Vinícius Rocha, 32 anos.

READ  Suporte neutro Shimano está presente na volta ciclística de Goiás 2021

Números superlativos

Desde 1999 funcionando na Área Especial QNP 01 de Ceilândia, a Feira do Produtor da cidade nasceu na área central da RA, onde hoje se localiza a 15ª Delegacia de Polícia. Mais tarde, seria transferida para perto do Tatico, na CNM 02, até fixar raízes no atual local.

O espaço agrega números superlativos. Cerca de 32 toneladas de produtos do gênero hortifrúti são comercializadas por mês, produtos vindos de vários pontos do país. Uma média de 6 mil pessoas circulam diariamente na feira entre produtores rurais e clientes. Ao todo, funciona na área 500 boxes para o armazenamento dos produtos e outros 450 para bancas dentro do galpão central, gerando uma receita de R$ 40 milhões mensais.

“São três mil empregos de forma direta, com carteira registrada, e mais de 5 mil indiretamente. Isso aqui é uma cidade, tem uma circulação enorme, movimentando a economia da Ceilândia”, diz, orgulhoso, o presidente da Afeprace, Vilson José Oliveira. “Essa feira é a nossa grande Ceasa da região Oeste do DF. A obra desse estacionamento trará mais conforto para todos aqueles que frequentam o local”, atesta o administrador de Ceilândia, Fernando Batista Fernandes.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA