Política
Saúde dos dentes
Nesta segunda, 25, é celebrado o Dia Nacional da Saúde Bucal. Junto a ele também se comemora o Dia Nacional do Dentista. O primeiro, foi instituído por meio da Lei nº 10.465/2.002 como forma de estimular os cuidados com a boca e os dentes e evitar o surgimento de problemas nessa região. O segundo, remete ao decreto 9.311 de 1884, quando foram criados os dois primeiros cursos de graduação de odontologia no Brasil, sendo um no Rio de Janeiro e o outro na Bahia.
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças da boca têm relação direta com maus hábitos alimentares e também com o consumo de fumo e álcool. Na dieta, um dos vilões mais conhecidos é o açúcar – um dos principais causadores da cárie dentária. Além dessa, o órgão ministerial cita, ainda, outros problemas bastante comuns quando se fala em saúde bucal. Dentre estes estão: lesões e aftas, mal hálito, gengivite, placa bacteriana e tártaro.
Para evitar sofrer as consequências de um desses males, que pode acabar levando à perda total da dentição, o Ministério da Saúde recomenda regularidade na escovação com pastas fluoradas e uso de fio dental, a raspagem da língua, o uso racional do açúcar, a utilização de próteses bem ajustadas. Evitar o consumo de fumo e álcool e frequentar regularmente o dentista também estão entre as orientações apresentadas.
Ana Carulina Rezende é cirurgiã dentista e doutoranda do Núcleo de Pesquisa em Prótese e Implante da Universidade Federal de Goiás (NPPI/UFG). Ela atende, de forma gratuita, pelo programa, no mínimo, três pacientes por semana. A especialidade na qual atua envolve a reabilitação de casos mais graves, atendendo pessoas que perderam parcial ou por completo a sua dentição.
A pesquisadora informa que os pacientes que atende acabam tendo muita dificuldade na mastigação e também baixa autoestima, uma vez que o problema que enfrentam envolve um componente estético importante. “É muito gratificante ver a felicidade das pessoas com o resultado desse trabalho. De fato, com ele, somos capazes de devolver mesmo o sorriso para o rosto de cada paciente atendido”, comenta.
A importância do trabalho de dentistas como Ana Carulina foi defendida por duas ocasiões similares, na atual Legislatura da Alego. Tratam-se de matérias que dispõem sobre a obrigatoriedade da presença de profissionais de odontologia nas Unidades de Terapia Intensiva do estado de Goiás. A primeira é de autoria do presidente da Casa, o deputado Lissauer Vieira (PSB), e a segunda, do deputado Delegado Eduardo Prado (DC). Ambas foram apensadas a propositura anterior apresentada por Talles Barreto (PSDB), que se encontra hoje em fase de primeira discussão e votação plenária.
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5904
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5901
-
Trabalho4 dias atrás
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Nacional6 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
-
Geral6 dias atrás
Aposentadoria não pode ser penhorada para pagar advogado que atuou no processo contra o INSS
-
Destaque5 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Política5 dias atrás
Pimenta vê participação do governo Bolsonaro em planejamento de crimes
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar