Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Comissão de Agricultura despacha projetos para votação. Outras matérias também foram distribuídas aos relatores

Publicado

em


Os parlamentares integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Goiás aprovaram, em reunião, na tarde dessa quinta-feira, 14, pareceres relativos a dois projetos que tramitam na Casa. As duas matérias já haviam passado pelo crivo da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e ambas tiveram parecer favorável dos relatores. Elas seguem, agora, para primeira votação em Plenário. 

Uma das propostas, de nº 2704/20, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB), institui o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF) e dispõe  sobre a compra institucional de alimentos da agricultura familiar e da economia solidária. 

O programa tem como finalidade garantir a aquisição direta e indireta de produtos agropecuários, extrativistas e resultantes da atividade pesqueira, in natura e beneficiados, produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, povos e comunidades tradicionais e pelos beneficiários da reforma agrária, ou suas organizações econômicas e sociais, desde que se enquadrem nas disposições da lei federal, que rege o assunto. 

Em sua justificativa, a parlamentar alega que essa proposta tem, entre os objetivos fundamentais, incentivar a agricultura familiar, promovendo inclusão econômica e social; fomentar a modernização da produção e do escoamento dos produtos da agricultura familiar e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis. 

Além disso, Lêda Borges destaca que, em meio à crise pandêmica provocada pelo novo coronavírus, “o projeto alcança bases importantes de fomento à economia local, propiciando condições de estímulo para a produção de alimentos oriundos da agricultura familiar com sua posterior aquisição, inclusive pelos órgãos e entidades da administração pública estadual, o que certamente acarretará a diminuição das despesas governamentais com a aquisição de produtos similares”, defende a parlamentar. 

A matéria, relatada pelo deputado Tião Caroço (DEM), teve o parecer favorável, aprovado pelo colegiado. Outros três projetos foram distribuídos para relatoria. 

Matérias apreciadas 

Processo nº 2466/20 – Deputado Virmondes Cruvinel –  Institui a Política Estadual de Apoio à Produção Rural do Estado de Goiás, impactada direta ou indiretamente pela crise de saúde em razão da covid-19. Relatado pelo deputado Rubens Marques.

Processo nº 2704/20
– Deputada Lêda Borges – Institui o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PEAAF), e dispõe sobre a compra institucional de alimentos da agricultura familiar e economia solidária. Relatado pelo deputado Tião Caroço. 

Distribuição

Processo nº 5047/20 – Deputado Amilton Filho – Institui o Programa Estadual Jovem Empreendedor Rural. Foi delegado relator o deputado Tião Caroço (DEM).

Processo nº 2001/20 – Deputado Wagner Camargo Neto – Estabelece a criação do calendário de produção da agricultura familiar em Goiás. Distribuído a Paulo Trabalho (PSL).

Processo nº 4514/2021 – Deputado Wagner Camargo Neto – Altera a Lei nº 19.767, de 18 de Julho de 2017, que Institui a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar para modificar o percentual mínimo para a aquisição pela administração pública estadual e municipal de gêneros alimentícios da agricultura familiar e de empreendedores familiares rurais, ou de suas organizações. Relatoria a cargo de Paulo Trabalho. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA