Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

CCJ dá sinal verde à matéria que obriga motoristas a prestarem socorro a animais atropelados

Publicado

em


Durante reunião realizada na tarde desta terça-feira, 5, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou o parecer favorável do relator, deputado Delegado Humberto Teófilo (PSL), ao projeto de nº 7017/21, que prevê a obrigatoriedade dos motoristas e passageiros prestarem socorro aos animais atropelados. Os deputados Thiago Albernaz (Solidariedade) e Henrique Arantes (MDB) apresentaram essa iniciativa na Assembleia Legislativa com o objetivo de resguardar a proteção aos animais em Goiás.

Atualmente, não existe lei específica que trate sobre a prestação de ajuda aos animais que são vítimas de atropelamento, sejam silvestres ou domésticos, e que cobre providências ao autor do atropelamento. A Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), por exemplo, estabelece apenas pena e multa, em um de seus artigos, para todos aqueles que ferirem ou maltratarem animais (domésticos ou não).

A iniciativa visa punir administrativamente aqueles que não prestarem socorro e/ou informarem as autoridades cabíveis para a notificação e devido encaminhamento de saúde aos animais. Segundo os propositores, a matéria tem respaldo na Constituição Federal, uma vez que ela assegura o direito à proteção dos animais.

Na justificativa da proposição, os parlamentares afirmam, ainda, que o objetivo é aumentar as chances de sobrevivência em casos como esses. “Além de reduzir o número de atropelamentos de animais ao redor do estado e levar conscientização à população goiana sobre a temática”, frisam.  

A propositura segue, agora, para apreciação do Plenário da Alego. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA