Política
Palestrante trata da importância e das mudanças no setor do turismo
Em sua contribuição durante a sessão solene híbrida nesta segunda-feira, 27, em homenagem do Parlamento de Goiás ao Dia do Turismo e ao Dia do Turismólogo, a publicitária e técnica em turismo Tatiana Fernandez, de Mato Grosso, proferiu palestra em que tratou do tema “Turismo na Prateleira – Transformando potencial em atrativo”.
Ela se pronunciou sobre a importância do momento. “É de extrema maturidade, com diálogos cooperados e interesse das prefeituras com apoio técnico. O momento é de conquista e comemoração. Quando comecei no Mato Grosso o potencial era o Pantanal e Mato Grosso, com 35 municípios agora. Goiás tem feito o mesmo”, realçou.
Tatiana disse que tem sido percebida a rapidez do setor em reocupar os postos de trabalho. Afirmou que há o desenvolvimento baseado nos recursos humanos, diferente de outros setores como agricultura e comércio, enfatizando que o turismo é a entrega de serviços valorizados pelos recursos humanos. “As emoções são subsidiadas pelo humano. O turismo retomou as atividades nesse pós-pandemia.”
A publicitária traçou uma análise do turismo em regiões do estado do Tocantins. “O povo brasileiro tem demonstrado maturidade, e turismo é um viés econômico que emprega a sustentabilidade no setor ambiental, social e econômico, é a entrega de valor nos serviços.”
Sustentabilidade
A palestrante observou que a sustentabilidade transformou territórios, como no caso da região do Rio Araguaia. Isso provocou um impacto sustentável, disse. A economia do turismo tem se alicerçado a cada dia, afirmou.
Tatiana Fernandes ainda tratou do processo de evolução da atividade com sustentabilidade e comprometimento, com respeito aos demais que compactuam do mesmo ambiente. Além de realçar o entendimento acerca do turismo por parte do poder público, lembrou que o setor não é improvisado. “Estamos à frente de empreendimentos que compactuam com a legalidade.”
Ela abordou ainda os processos de transformação voltados a garantir qualidade do produto oferecido aos consumidores do turismo. Além disso, relacionou os direitos do consumidor, e a importância da qualidade para oferecer produtos competitivos, e ainda a segurança para garantir a integridade física dos clientes e trabalhadores da área.
Tatiana relacionou o fato de o Brasil ser referência em muitos quesitos, inclusive nas certificações ISO, e a melhoria do conforto, sem esquecer da competitividade do setor. “Importante sair do potencial e passar a ser colocado como produto na prateleira. A fim de entregar produtos de qualidade”, analisou, ao realçar os pilares adotados pelo setor turístico, que são a legalidade, segurança, conforto e encantamento.
A especialista ainda relatou a importância do papel do Governo tanto no Legislativo quanto no Executivo. “Goiás é o estado que tem maior quantidade de produtos, não só no mercado interno, mas no externo e internacional, e é sim, muito competitivo”, disse.
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5901
-
Geral7 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Turismo7 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Trabalho4 dias atrás
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Destaque5 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Política5 dias atrás
Pimenta vê participação do governo Bolsonaro em planejamento de crimes
-
Entretenimento7 dias atrás
Júnior & Cézar lançam o clipe de “Devolve” e celebram o sucesso do DVD “Simplesmente”
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar