Geral
‘Caminho das Escolas’ entrega mais uma obra na área rural
“É um projeto no qual buscamos dar a melhor qualidade possível às crianças para que elas possam se deslocar até as escolas da região. Já morei no interior e sei bem das dificuldades das famílias para educar seus filhos” Governador Ibaneis Rocha
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou, na manhã deste sábado (25), a pavimentação de 2,1 km da Vicinal-427, uma via próxima ao Núcleo Rural Cariru, na região do Paranoá. O trecho recebeu também uma ciclovia. O investimento nas duas obras totalizou R$ 2,5 milhões. O número de beneficiados chega a 1,5 mil pessoas que residem na área, entre elas, crianças e adolescentes que estudam na escola local.
A pavimentação da via era uma demanda de 42 anos, segundo os próprios moradores. Além de ser um importante corredor de escoamento de produção agrícola, a via atende centenas de estudantes que se deslocam diariamente para a Escola Classe Cariru, uma das instituições de ensino beneficiadas.
Por causa das condições da estrada, existia uma preocupação enorme com as dificuldades que crianças e adolescentes encontravam para chegar à unidade de ensino. Até então, os ônibus escolares trafegavam por uma via sem asfalto e com muita poeira, um problema que se agravava no período de seca no DF.
“Para mim, é muito importante essa entrega”, declarou o governador Ibaneis Rocha. “É um projeto que denominei Caminho das Escolas, no qual buscamos dar a melhor qualidade possível às crianças para que elas possam se deslocar até as escolas da região. Já morei no interior e sei bem das dificuldades das famílias para educar seus filhos.”
Novas obras
A área rural será beneficiada com mais obras de infraestrutura. Durante o evento, o governador revelou que um trecho de 6 km da DF-270, que liga o Café sem Troco à região do Cariru, também vai receber pavimentação. Essa obra está orçada em R$ 12 milhões. “A comunidade está me cobrando, e isso é muito bom”, disse Ibaneis. “Estou anunciando o asfaltamento da DF-270, que vai fazer o interligamento de toda a região. Vamos dividir em dois trechos, organizar a licitação e lançar a primeira etapa ainda neste ano”.
O administrador do Paranoá, Sérgio Damasceno, comemorou a entrega da obra, que considera essencial para a região. O Paranoá tem 19 comunidades rurais, o maior número registrado no DF. “Essa é uma grande conquista para a população local, que esperou tanto por essa obra”, disse o gestor. “A iniciativa do governador vai ajudar a melhorar a saúde da comunidade e auxiliar no escoamento da produção agrícola. Também vai acabar essa história de carro quebrado ou que fica em buraco”.
Vitória para todos
“Essa obra chegou no tempo certo, concretizando um antigo sonho da comunidade” Edilene Ferreira de Oliveira, diretora da Escola Rural Cariru
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a melhoria que uma via pavimentada leva aos moradores da área rural. “Cada quilômetro de asfaltamento em uma estrada que dá acesso a uma escola é uma vitória para a comunidade e para os nossos estudantes”, destacou. “Nós, que percorremos as áreas rurais do DF, sabemos que é poeira no período de seca e lamaçal na época das chuvas”.
Diretora da Escola Rural Cariru, instituição de ensino com 110 alunos, Edilene Ferreira de Oliveira lembrou que a entrega da pavimentação veio em boa hora: “Essa obra chegou no tempo certo, concretizando um antigo sonho da comunidade. Temos enfrentado a poeira e a lama, quando chove. Então, as crianças sofriam com problemas respiratórios, e isso vai melhorar, mas o asfalto também encurta espaços e, assim, ganhamos tempo”.
O coordenador da Regional de Ensino do Paranoá/Itapoã, Ranieri Carneiro Falcão, enfatizou que avia asfaltada significa dignidade para a população em geral e mais conforto para os estudantes, em particular. “É uma obra que ajuda a melhorar o desempenho dos alunos, porque diminui as suas dificuldades para chegar à escola, e que deixa a comunidade satisfeita e com a autoestima alta”, valorizou.
Estudante do segundo ano do ensino médio da Escola Classe Cariru, Stefane Martins dos Santos, 16 anos, também aprovou o que viu. Moradora da comunidade, a jovem, que sonha em ser bióloga, passa diariamente pelo trecho que agora está asfaltado. “Vai melhorar bastante para a gente que passa por esse trecho, principalmente [agora sem] poeira”, comemorou. “E nós ainda ganhamos a ciclovia, que eu agora vou usar para fazer caminhada à tarde”.
Execução direta
A pavimentação da via foi realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER), executada de forma direta com os recursos, servidores e maquinários do órgão. A obra começou neste ano, no final do primeiro semestre.
“Já estamos trabalhando em obras que vão facilitar o acesso a outras quatro escolas”, informou o diretor-presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior. “Cada via de acesso dessas que construímos é muito importante, porque estamos entregando conforto para essas crianças das escolas rurais.”
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5899
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5901
-
Geral5 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo5 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Destaque3 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Entretenimento5 dias atrás
Júnior & Cézar lançam o clipe de “Devolve” e celebram o sucesso do DVD “Simplesmente”
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar