Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Virmondes defende política de apoio ao cooperativismo da agricultura familiar

Publicado

em


A fim de instituir a Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo da Agricultura Familiar em Goiás, tramita no Poder Legislativo estadual o processo nº 6780/21, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania). A finalidade é beneficiar o setor cooperativista por meio do conjunto de atividades exercidas pelo poder público da administração direta e indireta e do setor privado.

Em sua argumentação, no texto do projeto, o parlamentar assinala a importância da ferramenta que é o cooperativismo. “Ele transforma e trabalha o crédito rural além do foco financeiro, estimulando e fomentando o setor como um todo, com destaque para a atuação na formação, modernizando o campo com educação, informação e estrutura, fortalecendo as ações para a sucessão na propriedade e, como consequência, ocasionando a diminuição do êxodo rural.”

O deputado enfatiza a atuação das cooperativas como um agente transformador do espaço rural em multifuncional, desmistificando o atraso e apresentando o campo como um grande gerador de oportunidade de trabalho, renda e qualidade de vida. “Existe uma evolução constante no cooperativismo de crédito solidário, alcançando resultados significativos em seus indicadores que refletem o enorme e constante investimento em capacitação, profissionalização, gestão e governança.”

O legislador ainda pontua que os produtores organizados em cooperativa possuem mais força no mercado e também para reivindicar, do governo, recursos financeiros. “A força desses agricultores familiares reside no fato de eles estarem em conjunto com outros agricultores.”

Ao finalizar, Cruvinel salienta que a matéria deve ser observada, mas não apenas sob uma perspectiva, uma vez que é preciso também estar atento e observar se de fato os ganhos das cooperativas estão sendo repassados para os cooperados de forma justa, e isso só é possível com a participação e envolvimento de todos.

Encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a propositura está sob relatoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade).

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA