Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Fruto de família com mais de mil espécies estampa campanha nas redes sociais da Alego

Publicado

em


Série Eu Amo Cerrado desta semana traz em destaque a ata ou fruta-do-conde, que pertence a um grupo de espécies frutíferas de grande valor econômico, mas também com diversas propriedades nutritivas. As postagens são sempre às sextas-feiras no Facebook, Twitter e Instagram da Assembleia Legislativa de Goiás. 

Em termos de cores e sabores, o Cerrado é pródigo!

São inúmeras espécies, entre elas, muitas  frutíferas, que no seu ciclo natural, primeiro encantam os olhos com uma diversidade de tons, texturas, cheiros e cores das floradas, embriões que, em seguida, eclodem em frutos, capazes de despertar mais um sem fim de sensações visuais, olfativas e gustativas. 

Entre os frutos encontrados no Cerrado (mas não só no bioma) está a ata, também conhecida como fruta-do-conde, pertencente a uma “família” de nome diferente, as anonáceas, formada por mais de duas mil espécies, entre elas o araticum, a cherimoia e atemoia. Em comum, têm os gomos ou “carpelos” que formam a casca. De resto, cada espécie tem características próprias de tamanho, sabor, cores das cascas, número de sementes, entre outras diferenças. A predominância da ocorrência das espécies depende da região geográfica. 

A ata pode ser consumida in natura e ainda ser usada no preparo de sucos, mousses, bolos, biscoitos, geleias, compotas e outros doces bem saborosos. 

“Remédio” natural

Além do paladar, o fruto também é aliado da boa saúde. Rico em nutrientes como fibras, vitaminas B e C e minerais, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a combater a dor e inflamação, aumentar as defesas do organismo e controlar os níveis de açúcar no sangue. Alguns estudos mostram também que os antioxidantes presentes no extrato aquoso e alcoólico feito com as folhas da fruta-do-conde podem ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento do diabetes.  

A fruta também contém grandes quantidades de potássio, substância que aumenta o relaxamento dos vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule com mais facilidade, o que pode ser muito útil para pessoas que têm pressão alta. Por ser rica em vitamina C, um poderoso antioxidante, estimula a produção de glóbulos brancos, células de defesa essenciais para prevenir e combater infecções, gripes e resfriados e, por isso, a fruta-do-conde ajuda a fortalecer o sistema imune. 

Para quem quer emagrecer, o consumo da ata é aconselhável, pois tem poucas calorias. Além disso, é rica em fibras que aumentam a sensação de saciedade e ajudam a reduzir a fome e a perder peso.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA