Geral

Lançada a pedra fundamental do novo quartel dos bombeiros de Ceilândia

Publicado

em


A pedra fundamental para a construção do novo quartel do 8º Grupamento Bombeiro Militar, em Ceilândia, foi lançada, na manhã desta terça-feira (3), durante cerimônia na unidade provisória do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) da cidade. Representando o governador Ibaneis Rocha, o vice-governador Paco Britto foi recebido pelo comandante-geral do CBMDF, coronel William Augusto Ferreira Bomfim.

Além do investimento no novo quartel, recentemente o GDF promoveu 475 militares da corporação| Fotos: Vinícius Melo/Agência Brasília

Com investimento de R$ 5.950.000, a obra será inaugurada em 12 meses. Em 30 dias, está previsto o início da construção. Trata-se de uma das obras prioritárias da corporação, alinhada ao Plano Estratégico do CBMDF.

Segundo a instituição, o intuito é atender as ocorrências emergenciais nos padrões internacionais, além de garantir a infraestrutura apropriada às atividades operacionais. Também fazem parte dos objetivos valorizar o profissional bombeiro-militar e modernizar o atendimento e o despacho operacional.

“A cidade mais populosa do Distrito Federal tem recebido diversos investimentos e merece um novo e moderno quartel do Corpo de Bombeiros”, destacou Paco Britto, referindo-se ao prédio atual, que, segundo ele, está “muito antigo e desgastado”.

“Nós temos as melhores e mais comprometidas forças militares deste país”Vice-governador Paco Britto

Paco lembrou ainda que, em um momento de pandemia, o CBMDF demonstra que, além do excelente desempenho nas ações de enfrentamento à covid-19 – a corporação terminou o mês de julho com índice zero de infecções –, está promovendo atividades que resultarão em melhorias duradouras para o seu efetivo. “Esse é mais um legado do nosso governo para as gerações futuras. O governador Ibaneis Rocha é um guerreiro, um maestro de todos nós, que tem coragem de enfrentar e realizar grandes obras”, disse. “Nós temos as melhores e mais comprometidas forças militares deste país”.

“Nós merecemos um quartel atual e modernoCoronel Bomfim, comandante-geral do CBMDF

Com palavras de gratidão ao governo Ibaneis Rocha, o comandante Bomfim, dirigindo-se ao vice-governador, ressaltou o momento diferenciado pelo qual a corporação está passando. “Hoje, a tropa é feliz, porque nossas demandas são atendidas”, pontuou, citando como exemplo a promoção recente dos 475 militares efetivada pelo Executivo local. “Nós merecemos um quartel atual e moderno. O governo está fazendo uma revolução nesta cidade. Estou muito grato por tudo que tem feito”, completou.

READ  Cães de busca do Corpo de Bombeiros fazem demonstração

Para se ter uma ideia da demanda local, 12% de todas ocorrências do CBMDF partem do quartel de Ceilândia, que é a cidade mais populosa do DF.

Quartel

O 8º Grupamento Bombeiro Militar será um quartel do tipo grupamento de grande porte com duas edificações – o quartel-sede e uma garagem operacional.

Atualmente, o 8º GBM funciona em uma edificação provisória, construída em 1982. Nesses 38 anos de existência, as instalações tornaram-se precárias, defasadas, e carecem de infraestrutura física adequada para operação, abrigo e preservação de equipamentos, materiais e viaturas de emergência do CBMDF.

O quartel de Ceilândia será um grupamento de grande porte e contará com dois edifícios

Homenagens

Ao final do evento, o comandante Bomfim homenageou o GDF, com símbolos alusivos à corporação entregues ao vice-governador Paco Britto e ao secretário de Governo, José Humberto Pires. Em seguida, ao som de fogos de artifício e da Banda de Música do CBMDF, as autoridades fizeram o descerramento da pedra fundamental.

Participaram também da cerimônia os secretários André Clemente (Economia), Hélvia Paranaguá (Educação) e o tenente-coronel Manoel Gervásio Pinheiro Carvalho (Desenvolvimento da Região Metropolitana), bem como o secretário executivo de Segurança Pública, Milton Rodrigues Neves, representando o titular da pasta, delegado Júlio Danilo. Também estiveram presentes o secretário nacional adjunto de Segurança Pública, coronel Juruébi de Oliveira Júnior; o comandante do 8° GBM, major Alberto; o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Márcio de Cavalcante Vasconcelos; o chefe-adjunto da Casa Militar, coronel Ataídes; o administrador regional de Ceilândia, Fernando Fernandes; o deputado distrital Roosevelt Vilela, delegados da Polícia Civil, bombeiros mirins, oficiais e praças.

READ  EDIÇÃO 4560

Integrantes dos projetos Bombeiro Amigo e Ginástica da Melhor Idade também prestigiaram a solenidade. Luzia Vieira do Nascimento, 72 anos, há mais de cinco anos no segundo projeto, comemorou. “A obra [do quartel] é muito importante para todos os cidadãos. Aqui é só alegria e sempre prestigiamos os eventos do Corpo de Bombeiros, que amamos”, garantiu a moradora do Gama.

Acompanhe a cerimônia no vídeo:


Grupamentos

Os grupamentos Bombeiro Militar caracterizam-se pelo serviço de prontidão permanente e aquartelado, no qual os militares trabalham em regime de escala, com jornada de 24 horas, seguidas de 72 horas de descanso.

Além das áreas de tradicional atuação do Corpo de Bombeiros, a unidade se especializou em segmentos como o atendimento pré-hospitalar e proteção civil e ambiental.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA