Distrito Federal

Secretários de Turismo encerram evento com projetos para o setor

Publicado

em


A Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur) vai ganhar sua sede em Brasília. O anúncio foi feito pela secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, no evento de encerramento do 1º Fórum das Capitais, que aconteceu nesta quarta-feira (2). O encontro promovido pela entidade teve o objetivo de fortalecer o setor para a retomada das atividades.

O 1º Fórum das Capitais aconteceu dos dias 31 de maio a 2 de junho e reuniu 53 secretários municipais de turismo de 30 municípios, 21 estados e do Distrito Federal | Foto: Divulgação/Setur

“É uma conquista muito importante e, desde o início do encontro, eu disse que Brasília é a casa de todos os municípios. Os estados estarão conosco, mas a nossa capital será a grande ponta de lança desse grande movimento de fortalecimento do turismo em Brasília e de Brasília para o Brasil”, falou Vanessa Mendonça, que também é diretora da Anseditur.

Em mesa redonda, a governança e projetos de lei em trâmite da Comissão de Turismo da Câmara e Senado que afetam o setor entraram na pauta do debate. O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, o vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, deputado Bibo Nunes, o presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, e a secretária Vanessa Mendonça participaram da mesa.

“É uma conquista muito importante e, desde o início do encontro, eu disse que Brasília é a casa de todos os municípios. Os estados estarão conosco, mas a nossa capital será a grande ponta de lança desse grande movimento de fortalecimento do turismo em Brasília e de Brasília para o Brasil”Vanessa Mendonça, secretária de Turismo

O ministro Augusto Nardes destacou que a integração entre todas as instâncias de poder é uma das maiores aliadas da governança. “Trago a ideia de criarmos uma grande governança do setor para sincronizar municípios, estados e a União. Com a tese da governança, o resultado do trabalho será deixar um legado. O dirigente precisa parar de pensar na árvore e enxergar a floresta. Nesse ponto, a secretária Vanessa está inovando nas políticas públicas robustas e sólidas que está implementando no Distrito Federal”, falou o ministro.

READ  Manutenções preventivas chegam a Planaltina e Guará

A secretária Vanessa Mendonça defendeu a ponte criada entre o legislativo e os dirigentes municipais para dar celeridade aos projetos que tramitam na casa e que beneficiam e fortalecem o setor.

O deputado Bibo Nunes avaliou que o trabalho da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados está alinhado aos esforços do governo federal para impulsionar o setor em todo o país. “Vamos incentivar os pequenos e médios empresários do setor por meio do Pronamp. Passamos o pior momento e vamos voltar aos ótimos momentos. Pela garra de todos aqui, saio com a garra de lutar ainda mais pelo turismo, que é a bola da vez”, considerou.

Para o presidente da Anseditur, Ângelo Sanches, é necessário iniciar um grande debate nacional envolvendo o legislativo e os municípios para a tributação dos aplicativos de hospedagem, tais como, o Booking, Kayak e Airbnb. Sanches defende que o município receba alguma vantagem financeira, uma vez que essas empresas operam no turismo e devem ser taxadaps como são os hotéis. A proposta contou com o apoio dos representantes municipais, que se comprometeram a formalizar um pedido ao legislativo federal.

“Vamos incentivar os pequenos e médios empresários do setor por meio do Pronamp. Passamos o pior momento e vamos voltar aos ótimos momentos. Pela garra de todos aqui, saio com a garra de lutar ainda mais pelo turismo, que é a bola da vez”Deputado Bibo Nunes, vice-presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados

Integração

READ  Ministério do Turismo tem cadastrado mais de 200 eventos para este ano

Numa ação de fortalecimento das ações de integração entre as secretarias, a Setur-DF e a Secretaria de Turismo de São Luís (MA) assinaram um Protocolo de Intenções. Com isso, as pastas visam o desenvolvimento de programas, projetos e ações conjuntas, além do intercâmbio de informações e tecnologias, para fortalecer as iniciativas voltadas para a promoção do turismo, fomentando o incremento de fluxo turístico entre as cidades.

“Decidimos assinar este protocolo de intenções no evento da Anseditur para sinalizar que já é um resultado do debate e que nós podemos ampliar. Esse documento é a união das afinidades que nós identificamos de Brasília como destino turístico, Patrimônio Cultural da Humanidade, e a cidade de São Luís. São esses eixos que podemos criar em cada município, uma rede para promoção dos segmentos do turismo”, defendeu Vanessa Mendonça.

O secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos, acredita que o turismo não é um caminho isolado. “É importante que a gente tenha essa concepção de integração, de cooperação e de colaboração. Estamos afinados com a importância da governança e da gestão pública mais direcionada, mais aberta e mais integrada para que a gente possa fortalecer a cadeia produtiva e o turismo do nosso país”, finalizou o secretário Saulo dos Santos.

O 1º Fórum das Capitais aconteceu dos dias 31 de maio a 2 de junho e reuniu 53 secretários municipais de turismo de 30 municípios, 21 estados e do Distrito Federal. Os debates e pleitos serão formalizados numa carta aberta que será entregue no Ministério do Turismo e no Congresso Nacional.

*Com informações da Setur-DF

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA