Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Educação divulga matrículas homologadas para o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Gurupi, aulas começam no dia 10

Publicado

em


Educação divulga matrículas homologadas para o Centro de Educação de Jovens e Adultos de Gurupi, aulas começam no dia 10

05/05/2021 – Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) divulgou nesta quarta-feira, 5, a lista das matrículas para o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Gildene Ferreira dos Santos, em Gurupi. A efetivação das matrículas deve ser realizada até a próxima sexta-feira, 7, com início das aulas, de forma não presencial, para segunda-feira, 10.

O Ceja terá turmas para o primeiro, segundo e terceiro segmentos. Para cursar o ensino fundamental, os matriculados devem ter pelo menos 15 anos. Já para cursar o ensino médio, a exigência é que tenha concluído o ensino fundamental e a idade mínima de 18 anos. O 1º segmento corresponde ao período do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, o 2º segmento corresponde do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e o 3º segmento corresponde ao ensino médio (1ª a 3ª série).

Além da oferta de aulas nos três turnos matutino, vespertino e noturno, outro diferencial do Ceja é a proposta pedagógica com metodologia de ensino voltada especificamente para o público adulto (andragogia), considerando suas especificidades, experiências e realidades. Esse modelo leva em conta a máxima de que o conhecimento também vem da realidade (escola da vida).

Efetivação da matrícula

O Ceja entrará em contato via telefone com cada participante aprovado e solicitará a documentação descrita abaixo, via WhatsApp, para efetivação da matrícula:

•Certidão de nascimento ou casamento (os estudantes indígenas poderão apresentar a certidão de nascimento emitida pela Funai);

•Carteira de identidade (RG);

•Cadastro de Pessoa Física (CPF);

•Comprovante de serviço militar, para estudantes do sexo masculino entre 18 e 45 anos, exceto aos estudantes indígenas;

•Comprovante recente de endereço com a informação da Unidade Consumidora;

•Uma foto 3×4 recente;

• Cartão de vacinação em dia aos estudantes de até 18 anos, conforme a Lei nº 3.521 de 7 de agosto de 2019;

•Cartão do SUS;

•Cartão do NIS, para quem recebe benefício social do Governo Federal;

•Histórico escolar ou declaração de concluinte (em caso de transferência de aluno que tenha estudado no ano letivo de 2020 em uma das unidades escolares da rede estadual do Tocantins, o histórico escolar ou a declaração ficarão sob a responsabilidade da unidade escolar de origem disponibilizá-lo e encaminhá-lo à unidade escolar de destino do estudante).

Confira o resultado oficial, acessando o link: https://seduc.to.gov.br/matriculas-ceja/ ou ligando no 0800 0635050.

EJA no Tocantins

Na manhã desta quarta-feira, 5, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Gurupi, proposta pelo vereador Ronaldo Lira, em homenagem pelo lançamento do Ceja no município.

A escolha da localização do Ceja, sediado na Rua Getúlio Vargas, no prédio da antiga Escola Estadual Rui Barbosa, foi uma estratégia da Seduc para facilitar o acesso aos estudantes trabalhadores. Além de Gurupi, já está prevista a implantação do Centro em mais dois municípios: Palmas e Araguaína.

Atualmente, a rede estadual de ensino atende a mais de 12.750 alunos da Educação de Jovens e Adultos. São 837 turmas de primeiro, segundo e terceiro segmento da EJA, distribuídas em 160 escolas, nos 139 municípios tocantinenses.

A implantação dos Centros visa atender a uma demanda real da população tocantinense de acesso à educação básica na idade adulta, conforme explicou o diretor de Políticas Educacionais da Seduc, Leandro Vieira. “Entre 2008 e 2020, mais de 7 mil estudantes foram atendidos em Gurupi, na modalidade EJA”, ressaltou.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA