Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

Naturatins participa do curso de fiscalização ambiental oferecido pelo Ibama

Publicado

em


Naturatins participa do curso de fiscalização ambiental oferecido pelo Ibama

28/04/2021 – Cleide Veloso/Governo do Tocantins

Um grupo composto por 30 servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participa do Curso Básico à Distância de Fiscalização Ambiental, promovido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). 

A capacitação, que teve início nesta segunda-feira, 26, tem o objetivo de desenvolver o aprimoramento de competências básicas como aplicação da legislação ambiental vigente, nas suas respectivas atividades de competência; emprego de conduta profissional de forma ética nas atividades de fiscalização ambiental; e identificação dos diferentes ilícitos ambientais corretamente, de acordo com a legislação ambiental.

O curso trata ainda do enquadramento dos ilícitos ambientais, conforme legislação administrativa ambiental; da caracterização dos ilícitos ambientais nas diferentes áreas temáticas da fiscalização com precisão, conforme legislação administrativa ambiental; utilização dos sistemas relacionados à fiscalização ambiental corretamente, de acordo com as orientações do setor de fiscalização; e da forma adequada de lavrar autos de infração, utilizando o sistema eletrônico de Auto de Infração vigente.

“Essa capacitação tem o propósito de favorecer a criação de um ambiente sinérgico de compartilhamento de práticas e de experiências, bem como o intercâmbio de informações para o combate aos ilícitos ambientais. É importante mantermos o aprimoramento técnico constante de nossas equipes, para acompanhamento das atualizações da legislação e procedimentos que competem à fiscalização ambiental”, destaca Eliandro Gualberto, diretor de Proteção e Qualidade Ambiental do Naturatins.

“Esse intercâmbio beneficia o alinhamento técnico dos fiscais do órgão, com a atualização das diretrizes e procedimentos que estão vigentes no país. É uma oportunidade de esclarecer dúvidas e somar estratégias de desempenho à rotina profissional”, reitera Cândido José Neto, gerente de Fiscalização do Instituto.

“O curso é fundamental para a nossa categoria, pois trabalhamos com centenas de normativas federais e estaduais. No curso recebemos noções da tipologia da fauna e flora dos nossos biomas, também traz um reforço sobre recursos naturais, sendo uma novidade noções sobre recursos genéticos. Outro assunto muito interessante é a abordagem sobre atividades poluentes, licenciamento ambiental, comportamento do comércio exterior em relação ao tráfico de produtos ambientais, além do manejo do sistema de cadastro e planejamento operacional e logística das ações de fiscalização”, pontua Lucas Marchetti, fiscal Ambiental do Naturatins.

De acordo com o Ibama, esse curso surgiu a partir da demanda de capacitação de instituições integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) para o aperfeiçoamento de suas atuações nas atividades de fiscalização ambiental, conforme as competências estabelecidas na Lei Complementar nº 140/2011.

Sobre o curso

O curso tem carga horária de 200 horas dividas em 12 módulos ministrados pela Escola Virtual do Ibama e conta com conteúdo organizado em aulas interativas, animações, tutoriais, videoaulas, além de atividades avaliativas. Essa capacitação é oferecida para servidores de instituições envolvidas na fiscalização e controle de práticas lesivas ao meio ambiente, com formação em nível superior completo, em qualquer área.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA