Distrito Federal

Avança projeto do Galpão do Produtor, em Planaltina

Publicado

em


Mais um passo foi dado em direção à construção do Galpão do Produtor de Planaltina. A administração regional recebeu autorização do Instituto Brasília Ambiental para a construção do empreendimento, que ocupará uma área de 1,6 mil metros quadrados entre a Avenida Independência e o campus da UnB.

O projeto arquitetônico está sendo elaborado pela administração regional, que também fez a destinação do terreno, localizado às margens da BR-020, que dá acesso à cidade. A nova estrutura ocupará uma área de 2,4 mil metros quadrados, será feita de alumínio e dividirá os expositores em boxes, além de contar, também, com um espaço destinado à área de alimentação.

Planaltina é hoje um dos maiores polos rurais do DF, com cerca de 5,4 mil agricultores cadastrados junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF)

Quando construído, o Galpão do Produtor vai beneficiar cerca de 200 famílias de agricultores de pequeno, médio e grande portes, provendo infraestrutura e melhorando a condição de comercialização da produção rural. A proximidade com a rodovia, uma das principais vias de escoamento da produção rural do DF e da região do Entorno, vai facilitar o fluxo de caminhões e de pessoas.

READ  Petrobras reavalia funcionamento do Projeto Rota 3 em Itaboraí

Planaltina é hoje um dos maiores polos rurais do DF, com cerca de 5,4 mil agricultores cadastrados junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Em sua produção, destacam-se variedades de pimentão (verde, vermelho, amarelo, creme, roxo e laranja) e de tomate (extra, médio, caqui, cereja e napoli), além de batata, abóbora e pepino.

“Lutamos há mais de 20 anos por esse espaço, e acredito que será um grande presente para Planaltina e para todos os agricultores da região”Ricardo Krewer, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Horticultores e Fruticultores de Planaltina

O presidente da Associação dos Produtores Rurais de Horticultores e Fruticultores de Planaltina, Ricardo Krewer, comemora o avanço do projeto e já faz projeções dos benefícios que o espaço vai trazer quando estiver construído. “Vamos poder trabalhar num local coberto, pois hoje em dia ficamos ao relento. Além disso, o projeto vai trazer conforto e segurança para os produtores e para os clientes, e a estrutura vai permitir que possamos ficar abertos até um pouco mais tarde”, avalia.

READ  GDF acompanha crescimento e oferece suporte a MEIs 

“O GDF está de parabéns por estar dando esse presente para os produtores. Lutamos há mais de 20 anos por esse espaço, e acredito que será um grande presente para Planaltina e para todos os agricultores da região”, finaliza Krewer.

O projeto  também é exaltado pelo secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes. “Planaltina é uma das principais regiões produtoras rurais do DF, muito diversificada em agricultura e pecuária. Esse fomento vem para beneficiar os produtores que precisam de um apoio público para expor e comercializar”, afirma.

A construção do Galpão do Produtor será feita de maneira sustentável, pois a Administração Regional de Planaltina, juntamente com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), vai cuidar da compensação ambiental do empreendimento no Parque Sucupira, onde serão plantadas quatro mil mudas de árvores.

Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA