Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Conheça o diplomata que será “braço direito” do novo chanceler no Itamaraty

Publicado

em


source
Fernando Simas Magalhães durante reunião na OEA
Reprodução/OEA

Fernando Simas Magalhães durante reunião na OEA

Dois dias após ter sido confirmado como substituto de Ernesto Araújo , o futuro ministro das Relações Exteriores, Carlos França, já escolheu quem será seu braço direito no Itamaraty. Trata-se de Fernando Simas Magalhães, atual representante permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos – OEA.

Segundo embaixadores ouvidos pelo Globo, a escolha de Simas para a secretaria-geral é um sinal importante. Ao optar por um diplomata experiente, França “enterra de vez a ruptura hierárquica” criticada na gestão de Araújo — que optou por colegas mais jovens para compor sua equipe.

Diplomata de carreira, experiente e bastante respeitado entre os colegas, Magalhães foi chefe do Departamento de Africa na gestão do ex-chanceler Celso Amorim (2007-2010), embaixador no Equador nos governos Lula-Dilma (2010-2015), subsecretário-geral de assuntos políticos, ainda no governo Dilma (2015-2016) e subsecretário-geral de assuntos políticos multilaterais, Europa e América do Norte, já no governo Temer (2016-2018). Também serviu como diplomata na delegação brasileira na ONU e nas embaixadas em Moscou, Washington e Madri.

O posto de secretário-geral é o mais importante na diplomacia, pois é privativo da carreira. É o chefe do Itamaraty , o comandante da burocracia de Estado. Já o cargo de ministro ou chanceler é político.

Magalhães tem uma família de diplomatas . Além do pai embaixador , já falecido, seu irmão, Carlos Alberto Simas Magalhães, chefia a embaixada do Brasil em Lisboa. O novo secretário-geral assumirá o cargo no lugar de Otávio Brandelli.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA