Geral
“Vou me sentir realizado na hora em que puder assistir os 7,2 milhões de goianos sendo vacinados”, diz Caiado ao receber 1ª dose
O governador Ronaldo Caiado recebeu, nesta terça-feira (23/03), a primeira dose da CoronaVac contra Covid-19. Com 71 anos, Caiado, que faz parte do grupo prioritário, foi imunizado pela enfermeira Tulyanne Alves da Silva, coordenadora técnica do Centro Municipal de Vacinação. “Eu vou me sentir realizado na hora em que puder assistir os 7,2 milhões de goianos sendo vacinados”, declarou, na Área I da Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás). A convocação para pessoas nessa faixa etária foi anunciada ontem pela Prefeitura de Goiânia.
Caiado também fez um apelo para que as pessoas acreditem na ciência e que confiem na vacina como medida eficaz para combater a Covid-19. “Não tem outro remédio para tratar de vírus que não seja a vacina”, ressaltou. “As pessoas que resistirem contaminarão outras, além terem complicações, podendo evoluir a óbito”, acrescentou.
O governador informou que as articulações em busca de alternativas para ampliar ainda mais a oferta de vacinas em Goiás e no Brasil prosseguem. Segundo ele, nesta quarta-feira (24/03), será realizada uma reunião, em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro, com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além do Tribunal de Contas da União (TCU) e outros governadores para tratar do assunto. “Esperamos que haja um esforço conjunto de toda sociedade para levarmos aos americanos e aos chineses a necessidade que voltem os olhos também para o Brasil”, disse Caiado, que vai representar os governadores do Centro-Oeste no encontro.
Vacinação em Goiás
A ampliação da faixa etária de vacinação foi viabilizada com a chegada de mais imunizantes. No último sábado (20/03), o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização (PNI), encaminhou 129,1 mil novas doses para o Estado. Desse total, Goiânia recebeu 43.600 vacinas. “Todas as doses que recebemos, nós enviamos de forma rápida e organizada para as 18 Regionais para que estas realizem a distribuição para os 246 municípios goianos”, explicou o secretário de Saúde do Estado de Goiás, Ismael Alexandrino.
Com mais esse carregamento, Goiás acumula 847.780 doses de vacinas recebidas contra Covid-19. São 715,2 mil da CoronaVac e 132,5 mil da AstraZeneca. Segundo o secretário, graças ao início da produção do imunizante pela Fiocruz, foi possível avançar com o cronograma de vacinação no Estado. “Essa (remessa de vacinas), o ministério pediu para que nós distribuíssemos a sua integralidade e não guardássemos a metade para a segunda dose”, disse.
O titular da Saúde em Goiás também pediu aos prefeitos para que tenham sensibilidade e façam a adesão ao decreto estadual que prevê medidas mais rígidas para combater a disseminação do vírus. “Estamos com as nossas UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] absolutamente lotadas e não para de chegar paciente na porta”, alegou. Para a população, Ismael também garantiu que a “vacina é algo absolutamente seguro, eficaz. É o que vai nos tirar desta pandemia que temos enfrentado em 2020 e 2021”, afirmou.
Reforço em Goiânia
Para atender ao público prioritário da nova faixa etária em Goiânia, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que as equipes nos nove locais de vacinação foram reforçadas e o horário estendido, das 8h às 18h. Outra alteração é que a Área I da PUC Goiás também atenderá pedestres. Para tomar a vacina, a SMS informa que o idoso precisa apresentar cópias do RG, CPF e do comprovante de residência na capital.
O secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso, anunciou que a partir desta semana, o público prioritário para receber a vacinação poderá fazer o agendamento por meio de um aplicativo da prefeitura. “É importante que as pessoas entendam a necessidade da segurança de evitar as aglomerações para não se exporem durante a vacinação”, disse.
Resposta a Ibaneis
O governador Ronaldo Caiado também comentou, durante coletiva para imprensa, uma ação movida no Superior Tribunal de Justiça (STJ) pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. O líder do Executivo do DF cobra, por meio da ação, uma manifestação sobre declarações feitas sobre a atual gestão do Distrito Federal após sugerir fechar as divisas da unidade da federação para moradores goianos.
Caiado disse que ainda não foi notificado, mas que tudo que foi dito tem consistência. “Temos uma abundância de todos os dados que comprovam o que eu disse”, garantiu.
Na época, o governador goiano lembrou que o secretário de Saúde do DF estava envolvido em corrupção. “Foi preso em Brasília. Quando ameaçou a delação, foi solto”, lembrou. Caiado também citou a máfia no transporte do Entorno de Brasília. “Tudo isso eu responderei para a Justiça no momento em que for notificado”.
Fotos: Wesley Costa
-
Edição Digital4 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5901
-
Geral6 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Nacional5 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Entretenimento6 dias atrás
Júnior & Cézar lançam o clipe de “Devolve” e celebram o sucesso do DVD “Simplesmente”
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar