Goiás
Estudante do Cepi Lyceu de Goiânia conquista medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências
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![Para Dimitri, a ONC estimula o interesse e a curiosidade nos alunos, o olhar investigativo e crítico, como o que é apresentado no método científico. A maior disputa nos tempos contemporâneos é entre o conhecimento e a ignorância”, diz o estudante](https://www.goias.gov.br/images/2020/ESTUDANTE_LYCEU-RED.jpg)
Dimitri de Sousa Costa, aluno da 2ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) Lyceu de Goiânia, trouxe para a educação pública goiana a medalha de prata de evento realizado por projeto nacional que fomenta o estudo científico nas escolas brasileiras.
O estudante alcançou o 2º lugar na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco sociedades científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
A conquista do aluno da rede pública estadual de ensino de Goiás é da edição de 2020 da ONC que, de acordo com os organizadores, fica para a história como um ano desafiador para que se mantivesse a Olimpíada de portas abertas e acessível a todos os estudantes do Brasil. A edição foi totalmente online e considerada um grande sucesso pela organização. Foram mais de dois milhões de estudantes inscritos, de todos os estados brasileiros.
Conhecimento
Dimitri fala sobre a relevância da olimpíada em que ele alcançou o 2º lugar. “A importância de eventos como a ONC, e diversas olimpíadas nacionais, é estimular o interesse e a curiosidade nos alunos, o olhar investigativo e crítico, como o que é apresentado no método científico. A maior disputa nos tempos contemporâneos é entre o conhecimento e a ignorância”, diz o estudante.
O gestor do Lyceu de Goiânia, Ricardo Marques Pinto, defende o projeto como instrumento importante para o registro do desenvolvimento da ciência em diferentes lugares do país. “A prerrogativa de uma olimpíada está na identificação de um estudante que apresenta um melhor rendimento, que possui esse viés do estudo científico. Buscando inovações, sustentabilidade, novas ideias e preparando o país para acolher todo esse potencial. É importante também para mapear onde estão os centros de ensino na área da ciência, os polos onde existe o fomento” explica o diretor.
Dimitri divide o mérito da premiação com a sua escola e todos que trabalham pela melhoria da Educação. “Essa medalha não é apenas pelo meu esforço, mas também pelo trabalho de meus professores do Lyceu. Estendo, ainda, aos professores de toda a rede pública goiana administrada pela Seduc, enquanto educadores que mantêm a esperança e mesmo passando por um momento de crise agem para desenvolver a Educação. Então, pretendo presentear com esta medalha a minha instituição escolar”.
Fonte: Seduc-GO
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